Educação Física e o mundo do trabalho: um diálogo com a atual reforma do Ensino Médio

Autores

  • Maristela da Silva Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabrício Krusche Ramos Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p71

Resumo

Objetivamos com este artigo realizar uma análise do lugar da Educação Física no contexto da Reforma do Ensino Médio, implementada pelo atual governo, sob a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Para tanto, apresentamos como a área dialoga com as políticas educacionais, relacionando-a com o mundo do trabalho. Salientamos, em nossas sínteses, o quanto a Educação Física, hoje, continua subordinada aos ditames do mercado de trabalho, fato que não levou a Educação Física a legitimar a sua autonomia pedagógica.

Biografia do Autor

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Professora associada do Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Professora orientadora do PPG do CEFD/UFSM

Fabrício Krusche Ramos, Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação Física pelo PPG do CEFD/UFSM. professor da educação básica da rede pública do estado do RS

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

SOUZA, Maristela da Silva; RAMOS, Fabrício Krusche. Educação Física e o mundo do trabalho: um diálogo com a atual reforma do Ensino Médio. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 71–86, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29n52p71. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p71. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)