As aulas de Educação Física na classe especial na abordagem psicomotora

Roberta Bevilaqua de Quadros

Resumo


 

O estudo baseia-se em um relato de experiência das aulas de Educação Física de uma turma de Classe Especial, visando demonstrar a importância desta disciplina como prática pedagógica, seguindo a abordagem psicomotora. A classe em questão era formada por seis crianças com necessidades educacionais especiais, e ocorriam duas vezes por semana, uma juntamente com uma turma de classe regular. Através do planejamento e execução das aulas constatou-se a importância do componente curricular educação física, pois os alunos vivenciaram atividades que privilegiaram a cooperação, criatividade e coletividade, refletindo no desenvolvimento motor, cognitivo, e afetivo-social.


Palavras-chave


Abordagem Psicomotora; Classe Especial; Educação Física Escolar.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n40p41



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA