Corpo comunicativo: analisando a comunicação corporal por meio da exploração espacial do educador
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p206Resumo
A partir da perspectiva do corpo como percepção e expressão do sujeito no mundo, o presente artigo analisa a comunicação corporal do educador como fonte primária e constante de informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo participante, com 28 professores de educação física. Os resultados evidenciaram a concretude de uma ação corporal possível de ser provocada e alterada, vislumbrando o potencial pedagógico no que se refere à devida e consciente exploração do espaço pelos sujeitos pesquisados. Concluiu-se ainda que o entorno espacial caracteriza-se como cenário pedagógico àquele que se propõe a ensinar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).