Corporeidade: uma base epistemológica para a ação da Educação Física

Autores

  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Aline Dessupoio Chaves Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Regina Maria Rovigati Simoes Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Resumo

A Educação Física Escolar tem hoje a necessidade de associar termos como Motricidade, Ciência do Esporte, Corporeidade, se pretende continuar sendo disciplina curricular no interior da escola. Mais que questões conceituais, estes termos expressam valores pelos quais o professor de Educação Física deve exercer sua função pedagógica. Devemos efetivar o ensino para o trabalho com o corpo, a partir do exercício físico sistematizado, mas corpo esse entendido em seu contexto sócio-histórico-biológico. As bases epistemológicas do conceito a que se refere o termo corporeidade podem redimensionar os trabalhos do professor de Educação Física junto à Educação.  Afinal somos, enquanto humanos, a um só tempo, totalmente cultural e biológico.

Biografia do Autor

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutor em Educação  - UNICAMP

Departamento de Ciências do Esporte

Instituto de Ciências da Saúde

Mestrado em Educação e Mestrado em Educação Física

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

Aline Dessupoio Chaves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutora em Educação Física - USP

Departamento de Ciências do Esporte

Instituto de Ciências da Saúde

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

Regina Maria Rovigati Simoes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutora em Educação Física - UNICAMP

Departamento de Ciências do Esporte

Instituto de Ciências da Saúde

Mestrado em Educação e Mestrado em Educação Física

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

MOREIRA, Wagner Wey; CHAVES, Aline Dessupoio; SIMOES, Regina Maria Rovigati. Corporeidade: uma base epistemológica para a ação da Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 50, p. 202–212, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n50p202. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta

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