Indisciplina escolar na perspectiva de docentes e gestores de escolas estaduais de Indaiatuba/SP

Autores

  • Dirley Aparecido de Moura Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Secretaria de Educação Indaiatuba
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Faculdade de Educação Física (FEF)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p47

Resumo

A presente pesquisa teve como tema a indisciplina escolar e como objetivo geral identificar o entendimento e de professores e direção de escolas públicas de Indaiatuba - SP sobre o assunto e como lidam com a temática e como objetivo específico comparar a compreensão dos professores de Educação Física (EF) e demais professores investigados. Foram realizadas vinte e quatro entrevistas com os professores e gestão escolar de seis escolas. Os dados mostram que há diversidade de respostas sobre o que docentes e gestores compreendem sobre a temática. Constatamos que a indisciplina não tem a atenção necessária, não há formação e programas específicos preventivos e não há uma participação conjunta de toda a comunidade escolar em discussões sobre o tema. 

Biografia do Autor

Dirley Aparecido de Moura, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Secretaria de Educação Indaiatuba

Mestrando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba. Indaiatuba/São Paulo, Brasil. E-mail: dirleypaco@hotmail.com

Elaine Prodócimo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Faculdade de Educação Física (FEF)

Doutora em Educação Física. Livre-Docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Campinas/São Paulo, Brasil. E-mail: elaine@fef.unicamp.br

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Moura, D. A. de, & Prodócimo, E. (2017). Indisciplina escolar na perspectiva de docentes e gestores de escolas estaduais de Indaiatuba/SP. Motrivivência, 29(51), 47–63. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p47

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)