Sobre o processo coletivo de produção do I Pensando a Educação Física Escolar: um evento produzido para e por professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e61981

Resumo

Esse artigo tem como objetivo descrever/analisar o processo de produção de um evento como contexto de produção de alternativas para a formação/aprendizagem da docência entre pares. O texto está divido em três partes: inicialmente, apresenta o coletivo de professores que organizou o evento e descreve os processos de aprendizagem nesse contexto; na sequência, aponta as reflexões e ações que antecederam a materialização do evento; por fim, se volta ao evento, propriamente dito, para dar destaque à mesa de abertura como cena emblemática para tematização da formação (e conhecimentos) de professores.

Biografia do Autor

Eliene Lopes Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Douutora em Educação (UFMG). Professora do Colégio Técnico da UFMG. 

Luiz Gustavo Nicácio, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Lazer (UFMG). Professor do Centro Pedagógico da UFMG.

Referências

ESCOSSIA, Liliana da.; KASTRUP, Virgínia. O conceito de coletivo como superação da dicotomia indivíduo-sociedade. Psicologia em estudo, Maringá, v.10, n.2, p.295-304, mai/ago. 2005.

GOLDMAN, Márcio. Alteridade e experiência: antropologia e teoria etnográfica. Etnográfica, Lisboa, v. 10, n. 1, p. 161-173, maio 2006.

GONZALEZ, Fernando Jaime.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da EF escolar I. Cadernos de formação RBCE, p. 9-24, set. 2009.

LAVE, Jean. A selvageria da mente domesticada. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 46, p. 109-133, out. 1996.

LAVE, Jean.; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991.

LAVE, Jean; PACKER, Martin. Hacia una ontología social del aprendizaje. Revista de estudios sociales, Bogotá, n. 40, 2011.

MARCHAND, Trevor. Making knowledge: explorations of the indissoluble relation between minds, bodies, and environment. Journal of the Royal Anthropological Institute, London, v. 16, Issue Supplement, S1-S21, 2010.

NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

VINCENT, Guy.; LAHIRE, Bernard.; THIN, Daniel. Sobre a história e teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-48, jun. 2001.

WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; MOLINA NETO, Vicente. O trabalho docente dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Movimento, Porto Alegre, v.11, n.1, p.47-70, janeiro/abril 2005.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

FARIA, Eliene Lopes; NICÁCIO, Luiz Gustavo. Sobre o processo coletivo de produção do I Pensando a Educação Física Escolar: um evento produzido para e por professores de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01–16, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e61981. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e61981. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta