EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA

Melina Silva Alves

Resumo


Este artigo realiza uma reflexão a partir da experiência vivenciada nas disciplinas de Prática de Ensino em Educação Física A e B, da Universidade Federal do Paraná, durante o ano de 2005. Após um semestre de observação das aulas nas turmas, optamos por desenvolver o trabalho com a dança a partir da Metodologia Crítico Superadora (Coletivo de autores: 1992); focando o ritmo, as Danças Populares do Brasil e a o Hip Hop como conteúdos. A partir deles tentamos desenvolver a disciplina pautada na realidade vivida pelas crianças e adolescentes das turmas, para possibilitar que cada uma/um delas/deles construísse sua própria identidade, mas não deixassem de se enxergar dentro de um contexto da vida em sociedade; vendo também a dança e a si mesmos como partes de uma história de luta, dificuldades e resistência junto à possibilidade de construção de outras relações humanas que auxiliem no processo de transformação da nossa sociedade.

Palavras-chave


Educação Física escolar; Ensino Fundamental; Metodologia Crítico Superadora

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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