EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo realiza uma reflexão a partir da experiência vivenciada nas disciplinas de Prática de Ensino em Educação Física A e B, da Universidade Federal do Paraná, durante o ano de 2005. Após um semestre de observação das aulas nas turmas, optamos por desenvolver o trabalho com a dança a partir da Metodologia Crítico Superadora (Coletivo de autores: 1992); focando o ritmo, as Danças Populares do Brasil e a o Hip Hop como conteúdos. A partir deles tentamos desenvolver a disciplina pautada na realidade vivida pelas crianças e adolescentes das turmas, para possibilitar que cada uma/um delas/deles construísse sua própria identidade, mas não deixassem de se enxergar dentro de um contexto da vida em sociedade; vendo também a dança e a si mesmos como partes de uma história de luta, dificuldades e resistência junto à possibilidade de construção de outras relações humanas que auxiliem no processo de transformação da nossa sociedade.Downloads
Publicado
2008-03-14
Como Citar
ALVES, Melina Silva. EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA. Motrivivência, Florianópolis, n. 26, p. 127–140, 2008. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/683. Acesso em: 16 set. 2024.
Edição
Seção
Experimentando
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).