EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA

Autores

  • Melina Silva Alves

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Ensino Fundamental, Metodologia Crítico Superadora

Resumo

Este artigo realiza uma reflexão a partir da experiência vivenciada nas disciplinas de Prática de Ensino em Educação Física A e B, da Universidade Federal do Paraná, durante o ano de 2005. Após um semestre de observação das aulas nas turmas, optamos por desenvolver o trabalho com a dança a partir da Metodologia Crítico Superadora (Coletivo de autores: 1992); focando o ritmo, as Danças Populares do Brasil e a o Hip Hop como conteúdos. A partir deles tentamos desenvolver a disciplina pautada na realidade vivida pelas crianças e adolescentes das turmas, para possibilitar que cada uma/um delas/deles construísse sua própria identidade, mas não deixassem de se enxergar dentro de um contexto da vida em sociedade; vendo também a dança e a si mesmos como partes de uma história de luta, dificuldades e resistência junto à possibilidade de construção de outras relações humanas que auxiliem no processo de transformação da nossa sociedade.

Biografia do Autor

Melina Silva Alves

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2005). Está cursando o II Curso de Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer.Atualmente é científica/pesquisadora do Grupo LEPEL/FACED/UFBA e bolsista do Projeto Piloto para implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFBA. Tem experiência na área de Educação e Educação do Campo. Pesquisa problemáticas científicas referentes a formação de professores, currículo e a prática de ensino. http://lattes.cnpq.br/3528998942273090

Downloads

Publicado

2008-03-14

Edição

Seção

Experimentando