Motivação discente frente às diferentes composições de turmas (des)seriadas para a Educação Física do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e76372

Palavras-chave:

Motivação, Educação física, Ensino médio

Resumo

A (Des)seriação, proposta de estruturação das turmas para Educação Física do Ensino Médio, baseada na Teoria da Autodeterminação, foi elaborada com o intuito de motivar os estudantes para as aulas. Neste estudo, do tipo misto, discentes do Ensino Médio em 2012, 2014, 2015 e 2016, responderam ao questionário Bem Estar Discente na Educação Física acrescido de uma questão aberta. A análise por estatística descritiva e comparação entre grupos revelou que a motivação intrínseca dos estudantes não apresentou diferenças estatisticamente significativas, mas modificou a auto percepção das Necessidades Psicológicas Básicas. Já a análise de conteúdo apresentou visão negativa dos estudantes (54,6%) relacionada aos Aspectos estruturais do projeto. A crítica relacionada às turmas pares e impares, em 2016, pode ter engessado as escolhas dos alunos e os distanciado de seus objetivos ou interesses, trazendo descontentamento e prejudicando a frequência/permanência discente nas aulas de Educação Física.

Biografia do Autor

Eduardo Azevedo de Andrade, Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS)

Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal de Educação Física (ESEFID/UFRGS); Especialização em Técnico Desportivo (ESEFID/UFRGS).

Carla da Conceição Lettnin, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)

Dra. em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FACED/PUCRS); Profa. de Educação Física do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-03-03

Edição

Seção

Artigos Originais