Metodologias de ensino do karatê-do shotokan para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78562

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, caracterizar as diferentes metodologias de ensino do Karatê-Do Shotokan para crianças. Utilizando-se de uma pesquisa realizada de forma indireta, por meio de uma revisão bibliográfica. Onde encontrou-se, que as lutas são manifestações elementares da cultura corporal, sofrendo ao longo do tempo constantes modificações, culminando no surgimento de inúmeras lutas ou artes marciais. Entre elas o Karatê-Do Shotokan, tendo como forma tradicional de ensino os três K, pautado no método analítico. Entretanto, no processo de ensino torna-se importante permitir conhecimentos da ciência e da pedagogia do esporte, através das dimensões do ensino e de métodos de ensino global das lutas. E concluiu-se, que para a evolução das crianças no Karatê-Do Shotokan é necessário se pensar em mecanismos pedagógicos, com objetivos claros e concretos, utilizando dos métodos parcial e global, fundamentados nas dimensões do ensino.

Biografia do Autor

Victor Henrik Lemos de Proença, Faculdades Integradas de Jaú

Bacharel em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ)

Emprego atual - FK Grupo S.A.

Mariana Heloisa Manzato, Faculdades Integradas de Jaú

Bacharel em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ)

Emprego atual - ARTRHUR LUNDGREN TECIDOS S.A. CASAS PERNAMBUCANAS

Paula Grippa Sant'Ana, Faculdades Integradas de Jaú

Doutora em Fisiopatologia em Clínica Médica (2018), pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Emprego atual - Docente nas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ)

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Proença, V. H. L. de ., Manzato, M. H., & Sant’Ana, P. G. . (2021). Metodologias de ensino do karatê-do shotokan para crianças. Motrivivência, 33(64), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78562

Edição

Seção

Porta Aberta