O ensino dos jogos chineses: contribuições interculturais nas aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79850

Resumo

O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. Para isto, a pesquisa configura-se como qualitativa do tipo participante, onde os procedimentos para coleta dos dados foram as filmagens e a observação-participante, enquanto que para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que o ensino dos jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu de forma significativa para que os estudantes conhecessem outra cultura, e no processo também desenvolvessem competências cognitivas e motoras através da sua prática. Com isso, concluímos que a presença desses jogos no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos e culturas.

Biografia do Autor

Ho Shin Fú, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação Física - UPE/UFPB

Pedro Henrique Bezerra da Silva, Universidade de Pernambuco

Mestrando em Educação Física - UPE-UFPB

Lívia Tenorio Brasileiro, Universidade de Pernambuco

Professora da Universidade de Pernambuco - UPE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP 

Marcelo Soares Tavares de Melo

Livre-Docência pela UPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASILEIRO, Lívia Tenorio; MARCASSA, Luciana Pedrosa. Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e dança.Pro-Posições,v. 19, n. 3, p. 195-207, 2008.

CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural na América Latina: concepções distintas e tensões atuais. Estudios pedagógicos, v. 36, n. 2, p. 333–342, 2010.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan./mar. 2012.

CUCHE, Denys. O Conceito de Cultura nas Ciências Sociais. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura: estudos emergentes. Ijuí: Unijuí, 2002.

KARMAN, Roger. Os Melhores Jogos do Mundo. São Paulo: Abril. 1978.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU. 1986.

MARTUCCELLI, Danilo. As contradições políticas do multiculturalismo. Revista Brasileira de Educação. n. 2, p. 18-32, mai./jun. 1996.

MELO, Marcelo Soares Tavares. O ensino do jogo na escola: uma abordagem metodológica para a prática pedagógica dos professores de educação física. Recife: EDUPE, 2003.

MIRAGAYA, Ana. Jogos Olímpicos de Pequim: a cultura chinesa como base da renovação olímpica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

OLIVEIRA, Rodrigo Falcão Cabral et al. Analisando o Jogo a partir da Conceituação de Professores de Educação Física. Educação em Revista (UFMG), v.32, n.4, p. 323-343, out/dez, 2016.

OLIVEIRA, Rodrigo Falcão Cabral. O Ensino Do Esporte No Programa Inspiração Internacional: contribuições Teórico-Metodológicas a partir da Educação Intercultural das escolas inglesas. 2017. 267 f. Tese (Doutorado). Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade de Pernambuco/ Universidade Federal da Paraíba. Recife. 2017.

PINHEIRO, Eliana Moreira; KAKEHASHI, Tereza Yoshiko; ANGELO, Margareth. O uso de filmagem em pesquisas qualitativas. Revista Latino-am de Enfermagem. v. 13, n. 5. p. 717-22, set./out. 2005.

SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval. Pesquisa participante: alteridade e comunidades interpretativas. Psicologia USP. v. 17, n. 2, p. 11-41. out./nov. 2006.

SOUZA JUNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça; MELO, Marcelo Soares Tavares; SANTIAGO, Maria Eliete. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educação Física escolar. Movimento.Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 31-49, jul./set. 2010.

SOUZA JUNIOR, Marcilio Barbosa Mendonça et al. Educação Física e Livro Didático: entre o hiato e o despertar. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 21, p. 479-493, 2015.

TRIANI, Andre Pereira; FONSECA, Ricardo Alves; SBARAINI, Fabiana Leticia. Educação Física Escolar, Interculturalidade e Saúde: uma Articulação Necessária. Ensino, Saúde e Ambiente. v. 8, n. 3, p. 1-14. nov./dez. 2015.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Fú, H. S., Silva, P. H. B. da, Brasileiro, L. T. ., & Melo, M. S. T. de . (2021). O ensino dos jogos chineses: contribuições interculturais nas aulas de Educação Física. Motrivivência, 33(64), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79850

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)