O lúdico nas aulas do programa Segundo Tempo da cidade do Recife/PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80063

Resumo

O estudo analisa como os professores de Educação Física do Programa Segundo Tempo da cidade do Recife/PE compreendem o Lúdico na sua prática pedagógica. Metodologicamente foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, a partir da hermenêutica-dialética, sendo os dados analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que os professores compreendem o Lúdico como vivência divertida, prazerosa e alegre através de jogos e brincadeiras, apesar da presença exclusivamente procedimental do Lúdico, ou seja, como estratégia para o alcance de objetivos para além da sua própria vivência, a exemplo do aprendizado de valores ou habilidades esportivas. Concluímos que se faz necessário compreender que a vivência com base no Lúdico não deveria necessariamente buscar algum produto, mas o usufruto do processo da própria vivência.

Biografia do Autor

Marcela Natalia Lima de Figueirêdo, Universidade de Pernambuco - Escola Superior de Educação Física (UPE/ESEF)

Mestrado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física Universidade de Pernambuco (UPE)/ Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Universidade de Pernambuco (UPE), Escola Superior de Educação Física, Recife, Brasil

Lívia Tenorio Brasileiro, Universidade de Pernambuco - Escola Superior de Educação Física (UPE/ESEF)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP 

Universidade de Pernambuco (UPE), Escola Superior de Educação Física, Recife, Brasil

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Universidade de Pernambuco - Escola Superior de Educação Física (UPE/ESEF)

Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP

Universidade de Pernambuco (UPE), Escola Superior de Educação Física, Recife, Brasil

Marcelo Soares Tavares de Melo, Universidade de Pernambuco - Escola Superior de Educação Física (UPE/ESEF)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Universidade de Pernambuco (UPE), Escola Superior de Educação Física, Recife, Brasil

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Figueirêdo, M. N. L. de ., Brasileiro, L. T. ., Souza Júnior, M. B. M. de, & Melo, M. S. T. de. (2021). O lúdico nas aulas do programa Segundo Tempo da cidade do Recife/PE. Motrivivência, 33(64), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80063

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