Saberes docentes de professoras de Educação Física sobre o conteúdo dança

Ana Aparecida Almeida de Souza, Lívia Tenorio Brasileiro

Resumo


Este estudo tem como objetivo geral: analisar os saberes docentes que os/as professores/as de Educação Física têm para ensinar o conteúdo de dança. Desenvolvemos uma pesquisa com base em uma metodologia colaborativa, uma das modalidades da pesquisa-ação, que envolve investigadores e professores/as, na medida em que estes reconhecem sua situação educativa, seu contexto de ação e sejam capazes de indagarem e teorizarem a própria prática. A pesquisa foi realizada com duas professoras, ambas licenciadas em Educação Física, na cidade de Campina Grande-PB, através de uma entrevista semiestruturada, sendo analisadas através das reflexões ontológicas e epistemológicas. Os saberes identificados nas falas dos sujeitos nos permitem apontar que há uma valorização do saber experiencial, saberes esses que constituem essas professoras como pessoas que dançam ao longo de suas vidas, dentro e fora da escola.


Palavras-chave


Saberes docentes; Dança; Prática pedagógica; Educação física

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57329



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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