Saberes docentes de professoras de Educação Física sobre o conteúdo dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57329

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral: analisar os saberes docentes que os/as professores/as de Educação Física têm para ensinar o conteúdo de dança. Desenvolvemos uma pesquisa com base em uma metodologia colaborativa, uma das modalidades da pesquisa-ação, que envolve investigadores e professores/as, na medida em que estes reconhecem sua situação educativa, seu contexto de ação e sejam capazes de indagarem e teorizarem a própria prática. A pesquisa foi realizada com duas professoras, ambas licenciadas em Educação Física, na cidade de Campina Grande-PB, através de uma entrevista semiestruturada, sendo analisadas através das reflexões ontológicas e epistemológicas. Os saberes identificados nas falas dos sujeitos nos permitem apontar que há uma valorização do saber experiencial, saberes esses que constituem essas professoras como pessoas que dançam ao longo de suas vidas, dentro e fora da escola.

Biografia do Autor

Ana Aparecida Almeida de Souza, Centro Universitário Unifacisa

Especialização em Educação Física Escolar (2012). Licenciatura Plena em Educação Física (2011) na Universidade Estadual da Paraíba. 

Lívia Tenorio Brasileiro, Universidade de Pernambuco.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2001). Graduada em Licenciatura em Educação Física e Técnico em Desporto pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1992). Atualmente é professora da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - UPE, atuando na área de Educação Física. Temas de pesquisa: educação física escolar, dança e educação física, currículo, prática pedagógica e produção do conhecimento. Coordenadora do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte - ETHNÓS. Professora do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB na linha Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física. 

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

Souza, A. A. A. de, & Brasileiro, L. T. (2019). Saberes docentes de professoras de Educação Física sobre o conteúdo dança. Motrivivência, 31(59), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57329

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