Práticas corporais de aventura como conteúdo nas aulas de educação física do IFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79944

Resumo

Objetivou-se analisar a presença das Práticas Corporais de Aventura (PCA’s) enquanto conteúdo nos planos de ensino da Educação Física no Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise documental. Os dados foram compostos por meio de busca eletrônica em sites oficiais do IFPB que possibilitou analisar 129 planos da disciplina Educação Física. Os resultados apontam que as PCA’s constituem conteúdo pouco ofertado nas aulas de Educação Física, visto que identificou-se a ausência deste conteúdo em alguns campi, a oferta do referido tema em apenas um momento do curso ou somente em séries iniciais, dispondo apenas dois campi com o conteúdo em quase todo o ensino médio. Conclui-se que as PCA’s necessitam ser inseridas nos planos de ensino, uma vez que há inúmeras possibilidades de aplicação deste conteúdo. Sugere-se a realização de formações continuadas afim de ampliar as possibilidades de aplicabilidade destes conteúdos na escola.

Biografia do Autor

Gertrudes Nunes de Melo, IFPB

Mestre. IFPB – Campus Sousa

Grupo de estudos e pesquisas sobre o corpo, cultura e sociedade - GEPECCS

Ana Clara Cassimiro Nunes, IFPB – Campus Sousa

Discente do Curso Licenciatura em Educação Física

Grupo de estudos e pesquisas sobre o corpo, cultura e sociedade - GEPECCS

Raizabel Rodrigues, Secretaria de Educação – Farias Brito/CE

Especialista

Secretaria de Educação, Farias Brito, CE/Brasil

Samara Celestino dos Santos, IFPB – Campus Cajazeiras

Mestre

Grupo de estudos e pesquisas sobre o corpo, cultura e sociedade - GEPECCS

Giulyanne Maria Silva Souto, IFPB – Campus Sousa

Doutora.

Grupo de estudos e pesquisas sobre o corpo, cultura e sociedade - GEPECCS

 

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Publicado

2021-11-10

Como Citar

Melo, G. N. de, Nunes, A. C. C., Rodrigues, R. ., Santos, S. C. dos ., & Souto, G. M. S. . (2021). Práticas corporais de aventura como conteúdo nas aulas de educação física do IFPB. Motrivivência, 33(64), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79944

Edição

Seção

Porta Aberta