Formação profissional e mundo do trabalho: uma análise sobre a não atuação dos bacharéis em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80283

Palavras-chave:

Pós-Graduação Lato Sensu, Educação, Qualidade em serviços, Novas tecnologias

Resumo

Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar as justificativas que levam os/as bacharéis em Educação Física a não atuarem na área de formação inicial. A pesquisa adotou a interlocução com referenciais pautados no materialismo histórico-dialético. Foi realizada em uma universidade de grande porte, localizada no interior do estado de São Paulo. Todos/as os/as formados/as do curso de bacharelado em Educação Física, no período de 2015-2018 foram convidados, por e-mail, a responder um questionário no Google Forms com questões abertas e fechadas, sendo que 56 contribuíram com a investigação. Os resultados apontaram que, pouco mais da metade dos/as participantes estão atuando na área (64,30%). Dos/as que não estão atuando, as principais justificativas centram-se nas precárias condições de trabalho, bem como na ausência de vagas e/ou oportunidades. Por fim, dos/as bacharéis, parcela expressiva não prosseguiu nos estudos (53,60%), contrariando os princípios para uma atuação profissional pautada em conhecimentos científicos.

Biografia do Autor

Laysson Henrique Ferreira de Souza, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/Bacharél pelo curso de Educação Física

Graduado em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Pedro Henrique Gibim Pires, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/Bacharél pelo curso de Educação Física

Graduado pelo curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV)/Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE)

Pós-doutor em Educação

Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Ciências do Movimento Humano/Programa de Pós-graduação em Educação, Ivaiporã/Maringá, Brasil

Thaís Godoi de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV)/ Docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Professora do curso de Educação UEM/CRV. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Souza, L. H. F. de ., Pires, P. H. G. ., Francisco, M. V., & Souza, T. G. de. (2021). Formação profissional e mundo do trabalho: uma análise sobre a não atuação dos bacharéis em Educação Física. Motrivivência, 33(64), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80283

Edição

Seção

Artigos Originais