Práticas de formação pedagógica por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física mediadas pelo estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80909

Resumo

O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura é o momento da formação inicial em que, pela imersão no campo de trabalho, o futuro professor entra em contato com a realidade social concreta da ambiência escolar, colocando-se diante da complexidade da ação docente. Nessa perspectiva, o presente artigo relata a vivência de práticas de formação pedagógica por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, MG no decorrer do Estágio Supervisionado I, em escolas da rede pública na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de experiências que se deram por meio da realização de um conjunto de ações como leituras, discussões e reflexões que culminaram na ambiência escolar e que oportunizaram aos estagiários vivenciar, de forma intensa e ativa, situações concretas no processo ensino aprendizagem dos conteúdos da Educação Física nos diferentes níveis que compõem a educação básica.

Biografia do Autor

Jairo Antônio da Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Referências

ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (orgs.). Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 02 jul. 2015. Seção I, p. 8-12.

MOLETTA, A. F. et. al. Momentos marcantes do estágio curricular supervisionado na formação de professores de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v.16, n.3, p.715-30, jul./set. 2013.

MORAES, E. V. et al. O estágio supervisionado dos cursos de gradu¬ação em Educação Física: um desafio presente nesta formação. Dia¬logia, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 199¬-209, 2008.

NUÑES, I. B.; RAMALHO, B. L. Estudo da determinação das necessidades de professores: o caso do novo ensino médio no Brasil – Elemento norteador do processo formativo (inicial/continuado). Revista Iberoamericana de Educacíon, [S.l.], p.1-18, 2006.

PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7 ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SAMPIERI, R. H; COLLADO, C. F; LUCIO, M. D P B. Metodologia de pesquisa, 5ª ed. São Paulo: Artmed, 2013.

SILVA, C. S. C. De estudante a profissional: A transição de papéis na passagem da universidade ao mercado de trabalho. 2010. 123f. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.

ZOTOVICI, S. A. et al. Reflexões sobre o estágio supervisionado no curso de licenciatura em Educação Física: entre a teoria e a prática. Pensar a Prática, Goiânia, v.16, n.2, p.568-82, abr./jun. 2013.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

PAIXÃO, Jairo Antônio da. Práticas de formação pedagógica por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física mediadas pelo estágio supervisionado. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1–13, 2021. DOI: 10.5007/2175-8042.2021.e80909. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/80909. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)