Práticas de formação pedagógica por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física mediadas pelo estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80909Resumo
O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura é o momento da formação inicial em que, pela imersão no campo de trabalho, o futuro professor entra em contato com a realidade social concreta da ambiência escolar, colocando-se diante da complexidade da ação docente. Nessa perspectiva, o presente artigo relata a vivência de práticas de formação pedagógica por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, MG no decorrer do Estágio Supervisionado I, em escolas da rede pública na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de experiências que se deram por meio da realização de um conjunto de ações como leituras, discussões e reflexões que culminaram na ambiência escolar e que oportunizaram aos estagiários vivenciar, de forma intensa e ativa, situações concretas no processo ensino aprendizagem dos conteúdos da Educação Física nos diferentes níveis que compõem a educação básica.
Referências
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (orgs.). Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 02 jul. 2015. Seção I, p. 8-12.
MOLETTA, A. F. et. al. Momentos marcantes do estágio curricular supervisionado na formação de professores de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v.16, n.3, p.715-30, jul./set. 2013.
MORAES, E. V. et al. O estágio supervisionado dos cursos de gradu¬ação em Educação Física: um desafio presente nesta formação. Dia¬logia, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 199¬-209, 2008.
NUÑES, I. B.; RAMALHO, B. L. Estudo da determinação das necessidades de professores: o caso do novo ensino médio no Brasil – Elemento norteador do processo formativo (inicial/continuado). Revista Iberoamericana de Educacíon, [S.l.], p.1-18, 2006.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7 ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SAMPIERI, R. H; COLLADO, C. F; LUCIO, M. D P B. Metodologia de pesquisa, 5ª ed. São Paulo: Artmed, 2013.
SILVA, C. S. C. De estudante a profissional: A transição de papéis na passagem da universidade ao mercado de trabalho. 2010. 123f. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2010.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.
ZOTOVICI, S. A. et al. Reflexões sobre o estágio supervisionado no curso de licenciatura em Educação Física: entre a teoria e a prática. Pensar a Prática, Goiânia, v.16, n.2, p.568-82, abr./jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).