Programa de residência pedagógica: vivências e percepções dos residentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81112

Resumo

O objetivo desse trabalho é relatar a vivência e percepção de acadêmicos obtida com o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no núcleo de Educação Física 2 (EF), na Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Foi utilizada neste relato de experiência a abordagem qualitativa, norteando toda a investigação e sendo realizada a partir das observações e relatórios das vivências dos autores com a residência. Os resultados obtidos com as vivências demonstram que no decorrer do PRP os residentes tiveram alguns problemas e dificuldades, estes principalmente relacionados a organização do programa e a realidade escolar, entretanto, foram identificadas experiências docentes benéficas. Mesmo tendo alguns empecilhos, o PRP mostrou-se de grande importância para os residentes que se tornarão professores, visto que necessitam ter conhecimento do espaço que será seu futuro ambiente profissional, vivência esta proporcionada pela residência.

Biografia do Autor

Bruno Macedo Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

  • Pós graduando Lato Sensu em Práticas Pedagógicas - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Diamantina
  • Professor de Educação Física na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Kalinca Pena Gomes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

  • Pós graduanda Lato Sensu em Práticas Pedagógicas - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Diamantina
  • Professora de Educação Física na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Souza, B. M. ., & Gomes, K. P. . (2021). Programa de residência pedagógica: vivências e percepções dos residentes. Motrivivência, 33(64), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81112

Edição

Seção

Porta Aberta