Decolonizando a cultura corporal: algumas reflexões e proposições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83784

Resumo

As práticas corporais realizadas na Educação Física Escolar brasileira, em muitos casos, se limitam a esportes de origem euro-estadunidenses, reproduzindo discursos e práticas hegemônicas de grupos privilegiados, e um apagamento da cultura de grupos e sujeitos colocados a margem. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi levantar reflexões e proposições para se pensar uma cultura corporal decolonial, para isso foi feita uma aproximação com o currículo cultural da Educação Física. Pensar uma Educação Física Decolonial pressupõe reconfigurar suas práticas pedagógicas, seu currículo, formação docente e toda a base epistemológicas em que foram construídas.  O próprio professor precisa passar constantemente por uma desconstrução.

Biografia do Autor

Andre Luiz das Graças de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando em Educação Física (PPGEF/UFRJ)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ)

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

SÁ, Andre Luiz das Graças de. Decolonizando a cultura corporal: algumas reflexões e proposições. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 1–16, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e83784. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/83784. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta