Educação física cai no Enem

professor, você sabe quais foram os conteúdos mais recorrentes entre 2009 e 2019?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83803

Palavras-chave:

Teste de esforço, Postura, Ciclismo, Biomecânica, Lesão

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa documental que tem como objetivo geral mapear e categorizar as questões de Educação Física nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 2009 e 2019. Os critérios de inclusão das questões para análise foram: questões que tinham relação direta com o objeto da Educação Física, entendido como Cultura Corporal. Dentre os resultados identificamos que: 1) temos em média entre 7 a 10 questões por prova; 2) as aplicações abordam em média  4 temas estruturantes, sendo que “ginástica” e “esporte” são os temas de maior ocorrência e “jogos e brincadeiras” de menor ocorrência; 3)os objetos de conhecimento: O corpo no mundo dos símbolos e como produção de cultura; Esporte; O corpo e a expressão artística e cultural; Exercício físico e saúde; e Práticas corporais e autonomia; respectivamente, são os que mais se evidenciam nas questões.

Biografia do Autor

Fernanda Cruvinel Pimentel, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); Professora Adjunto A no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG); 

Leonardo Carlos de Andrade, Instituto Federal Goiano

Mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG); Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano (IFGoiano);

Marcus Vinícius Coimbra dos Santos, Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte e também atua como professor em escolas de ensino médio da rede privada de ensino em Goiás;

Referências

ANDRADE, Leonardo Carlos de; DUARTE DE ANDRADE, Jéssica da Silva; MOURA, Sérgio de Almeida. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciais. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01-15, jul. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Ediçoes Loyola. lisboa-Portugual: Edições 70. 2010.

BELTRÃO, José Arlen. A Educação Física na escola do vestibular: as possíveis implicações no ENEM. Movimento. 2014.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Matriz de Referência ENEM. 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acessado em: 07 de setembro de 2021.

FERNANDES, Anoel; RODRIGUES, Heitor Andrade; NORDON, Tiago Aparecido. A inserção dos conteúdos de Educação Física no ENEM: Entre a valorização do componente curricular e as contradições da democracia. Motrivivência, ano XXV, n.40, jun/2013.

FRACHI, Silvester; FERREIRA, Caroline Foggiato; FAGUNDES, Felipe Menezes. Educação Física no ENEM: Valorização da cultura corporal? Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, XVI Fórum Nacional de Educação, II Fórum Nacional de Educação. XVII Seminário Regional da Educação Básica. Abril/2016.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Vol. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

NOVAES, R. C. A educação física no exame nacional do ensino médio. Dissertação (mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Educação e Humanidades. Instituto de Educação Física e Desportos. 2015.

PEREIRA, A. I. A educação física: Análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Estadual Paulista – Julio de Mesquita Filho. Instituto de Biociências, Rio Claro, São Paulo, Brasil. 2015.

PEREIRA, E. M.L; BARBOSA, R. R. G.; GÓIS, P. K. M. A Educação Física no ENEM: Análise dos conteúdos das questões de Educação Física nas provas do ENEM de 2014-2018. Anais do VI Congresso Nacional de Educação. 2019.

PONTES JUNIOR, José Airton de Freita, et al. Análise qualitativa dos itens de Educação Física via descritores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). HOLOS, vol. 8, 2017, pp. 248-263, 2017.

PONTES JUNIOR, José Airton de Freita; SOUSA, Leandro Araújo de; SILVA, Ana Géssica da. Itens de educação física no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) via taxonomia de Bloom. Em Anais do VI Congresso Internacional em Avaliação Internacional, 5-7 Nov. Fortaleza-CE, Brasil. 2015.

SANTOS, Marcus Coimbra dos. A linguagem corporal no Enem: possibilidades para uma abordagem progressista em Educação Física. Anais do X Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física e XII Semana Científica da FEFD/UFG. Outubro/2018.

SOARES, Carmem Lucia. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

ZAGHI, Flávio Henrique Lara da Silveira. Educação física escolar e a prova do ENEM: convergências e divergências. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Uberaba. Minas Gerais, 2014.

SHULGIN, Viktor Nikholaevic. Rumo ao politecnismo. São Paulo,Expressão Popular, 2013.

Downloads

Publicado

2022-04-19

Edição

Seção

Artigos Originais