A temática gênero na licenciatura em Educação Física: discussões acerca da formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84292Palavras-chave:
Gênero, Licenciatura, Formação, Educação físicaResumo
O artigo tem por objetivo analisar as percepções/compreensões acerca da temática gênero no processo de formação de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A pesquisa, com abordagem qualitativa, do tipo levantamento e de nível exploratório, compreendeu, como técnica, um questionário semiestruturado. Participaram da pesquisa 30 discentes de duas matrizes curriculares distintas do citado curso. Constatou-se que a temática do gênero se apresenta de três diferentes formas: como uma antinomia entre cultural e biológico; como uma associação entre diversidade e individualidade e, por fim, por meio de uma associação com a formação, adjetivação e outros. Concluímos que o gênero não se apresenta de forma estruturada e planejada nas percepções dos/das discentes, podendo-se inferir que há necessidade de ampliação de discussão sobre a temática e sua devida inserção nos conteúdos disciplinares e transversais do referido curso.
Referências
ARAÚJO, Ana Beatriz Carvalho de. DEVIDE, Fabiano Pries. (2019). Gênero e sexualidade na formação em Educação Física: uma análise dos cursos de Licenciatura das Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro. Revista Arquivos em Movimento, 15(1), 25-41. https://revistas.ufrj.br/index.php/am/issue/view/1197.
ATLAS DA VIOLÊNCIA (2019). Organizadores: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Brasília: Rio de Janeiro: São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. ISBN 978-85-67450-14-8.
AUAD, Daniela. (2018). Educar Meninas e Meninos: relações de gênero na escola. 2. ed. São Paulo: Contexto.
BARDIN, Laurence. (2016). Análise de conteúdo. Almedina. (Trabalho original publicado em 2011).
BOGDAN, Robert. BIKLEN, Sari. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto Editora.
BOURDIEU, Pierre. (2017). A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
BRASIL. (1996) Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF.
BRASIL. (2001). Parecer CNE/CP 9/2001. Conselho Nacional de Educação, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf.
BRASIL. (2015). Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Conselho Nacional de Educação, Brasília, DF.
BRASIL. (2018) Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
BRASIL. (2020) Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Conselho Nacional de Educação, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file.
BUTLER, Judith. (2015). Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Tradução de Renato Aguiar. 8ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
CONNEL, Raewyn. PEARSE, Rebecca. (2015). Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: nVersos.
CONNELL, Robert W. (1995). Políticas da masculinidade. Educação e realidade, v. 20, n. 2, p. 185-206. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71725/40671
CORREIA, Marcos Miranda. DEVIDE, Fabiano Pries. TELLES, Sílvio de Cássio Costa. LUTZ, Thulyo. MURAD, Maurício. OLIVEIRA, Gabriela Aragão Souza de. O discurso da licenciatura em Educação Física sobre as questões de gênero na formação profissional em educação física. SALUSVITA, 35 (1), 67-83, 2016. https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/salusvita/salusvita_v35_n1_2016_art_05.pdf
CORSINO, Luciano Nascimento., AUAD, Daniela. (2012). O professor diante das relações de gênero na Educação Física escolar. São Paulo: Cortez.
CRUZ, Marlon Messias Santana. & PALMEIRA, Fernanda Caroline Cerqueira. (2009). Construção de identidade de gênero na Educação Física escolar. Motriz: revista de Educação Física, 15(1), 16-131. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-516332
DEVIDE, Fabiano Pries. (2020). Estudos de gênero na Educação Física brasileira: entre ameaças e avanços, na direção de uma pedagogia queer. In.: Wenetz, I; Athayde, P.; Lara, L. (Orgs.). Gênero e sexualidade no esporte e na educação física – v. 6 (Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE). Natal: EDUFRN. p. 91-105.
Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2020). Violência contra a mulher. Dados, pesquisas e análises. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/publicacoes/violencia-contra-meninas-e-mulheres/
FREIRE, Paulo. (2001). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
GEERTZ, Clifford. (2012). A interpretação das culturas. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC.
GERHARDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo. (2009). Métodos de pesquisa. Editora da UFRGS. http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/Conselho Superior (IFCE). (2011). Resolução Nº 014, de 12 de Abril de 2011. Aprova ad referendum do Conselho Superior o Projeto do Curso de Licenciatura em Educação Física - Campus de Limoeiro do Norte-CE, abr. 2011, p. 215 a 295. (Boletim de Serviço nº 271).
LANZ, Letícia. (2016). Dicionário transgênero. Editora Transgente.
LE BRETON, David. (2017). Sociologia do corpo. 1ª reimpressão. Petrópolis: Vozes.
LOURO, Guacira Lopes. (2000). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. (2ª edição). Autêntica.
LOURO, Guacira Lopes. (2014). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. (16ª edição). Vozes.
MAUSS, Marcel. (2003). Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify.
PRADO, Vagner Matias do. (2014). Entre ditos e não ditos: a marcação social de diferenças de gênero e sexualidade por intermédio das práticas escolares da Educação Física. [Tese Doutorado em Educação – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. Repositório institucional da UEP – RIUEP. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/122173
SCOTT, Joan. (1995). Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, 20 (2), 71-99. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721/40667
SILVA, Renato Izidoro da. ZOBOLI, Fábio. CORREIA, Elder Silva. (2016). O corpo no estruturalismo e no pós-estruturalismo: sobre o nascer de novos corpos. Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia – Artefactum, 1(8). http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/issue/view/17
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).