Análise das publicações acadêmicas sobre a educação física no currículo do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87138Palavras-chave:
Educação física, Currículo, Política curricularResumo
O presente artigo analisa os jogos de força bem como os discursos de legitimação presentes no debate curricular da Educação Física, com foco no currículo do Estado de São Paulo. Para tal fim, realizamos uma revisão sistemática acerca das publicações que tratam da disciplina Educação Física neste programa curricular. As observações realizadas basearam-se nas contribuições de Stephen Ball acerca das políticas curriculares e de Lopes, Macedo e Silva, autores do campo do currículo no Brasil. A pesquisa indica que tais publicações produzem certos regimes de verdades por meio de práticas discursivas contributivas, as favoráveis à aceitação do documento e as desaprovativas, que criticam o currículo oficial. No entanto, em comum, ambas permitem a defesa de um programa curricular comum na área da Educação Física.
Referências
BALL, Stephen John. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes. Discourse, London, v. 13, n. 2, p.10-17, 1993.
BALL, Stephen John. Cidadania global, consumo e política educacional. In: SILVA, Luiz Heron da. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 121-137.
BALL, Stephen John. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo Sem Fronteiras, [s. l], v. 1, n. 2, p. 99-116, 2001. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021
BETTI, Mauro et al. Fundamentos filosóficos e antropológicos da teoria do se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Movimento (ESEFID/UFRGS), [S.L.], v. 20, n. 4, p. 1631-1653, 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.46732. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/46732/32495. Acesso em: 06 jun. 2022.
BOLZAN, Erica; SANTOS, Wagner dos. Propostas didático-pedagógicas e suas projeções para o ensino da educação física. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 26, n. 1, p. 43-57, 20 abr. 2015. Universidade Estadual de Maringá. http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i1.22741. Disponível em: https://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000100043. Acesso em: 28 mar. 2021.
BOSCATTO, Juliano Daniel; DARIDO, Suraya Cristina. Currículo e Educação Física Escolar: análise do estado da arte em periódicos nacionais. Journal Of Physical Education, [S.L.], v. 28, n. 1, p. 01-16, 2017. Universidade Estadual de Maringá. http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2855. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/KpynmtJFnwG4gGhsZzBN9Bh/.Acesso em: 15 mar. 2021.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: Educação Física.Brasília: MEC/SEF, 1997. 96 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.
CAGLIARI, Mayara de Sena; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Análise da produção acadêmica no campo da Educação Física acerca do currículo do estado de São Paulo e suas implicações para a prática pedagógica. Motrivivência, [S.L.], v. 29, n. 52, p. 262-79, 28 set. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p262. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p262/35044. Acesso em: 15 mar. 2021.
CARVALHO, Lucas de Andrade; SILVA, Cinthia Lopes da. O Currículo do Estado de São Paulo – Educação Física: considerações sobre a cultura corporal de movimento e o lazer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, [S.L.], v. 23, n. 3, p. 14-29, 30 set. 2015. Universidade Católica de Brasília. http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23,n3, p14-29. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5576/3991. Acesso em: 28 mar. 2021.
DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. Blog educacional e o ensino das danças folclóricas nas aulas de Educação Física: aproximações a partir do currículo do Estado de São Paulo. Movimento (ESEFID/UFRGS), [S.L.], v. 21, n. 3, p. 701, 9 jun. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.53073. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/53073. Acesso em: 28 mar. 2021.
DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil. Revista da Educação Física/UEM, [S.L.], v. 26, n. 3, p. 353, 12 ago. 2015. Universidade Estadual de Maringá. http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i3.25385. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/vzPgXZmPvs9MZXLQFztQkCP/. Acesso em: 28 mar.2021.
LIMA, Letícia Bartholomeu de Queiroz et al. A ginástica artística na proposta curricular para a Educação Física em São Paulo. Pensar A Prática, [S.L.], v. 18, n. 2, p. 395-406, 30 jun. 2015. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v18i2.32162. Disponível em:https://pdfs.semanticscholar.org/a565/2dcb4e73168a9b3a56aa14f6e3b86048f85f.pdf?ga=2.45477031.2028796463.1650735200-571799486.1626846090. Acesso em: 28 mar. 2021.
LOPES, Alice Casimiro. Política de currículo: Recontextualização e hibridismo. Currículo Sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 50-64, 2005. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss2articles/lopes.pdf.Acesso em: 01 mar. 2021.
LOPES, Alice Casimiro. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas, [S.L.], v. 21, n. 45, p. 445-466, 2015. Biblioteca Central da UNB. http://dx.doi.org/10.26512/lc.v21i45.4581. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4581/4179. Acesso em: 01 mar. 2021.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Yuri Marcio Silva; TAVARES, Otávio; SANTOS, Wagner. O material de apoio curricular para a Educação Física do Estado de São Paulo segundo as tipologias dos conteúdos. Movimento (ESEFID/UFRGS), [S.L.], v. 23, n. 3, p. 813-826, 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.62988. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/62988/43867. Acesso em: 28 mar. 2021.
MALDONADO, Daniel Teixeira et al. As dimensões atitudinais e conceituais dos conteúdos na Educação Física Escolar. Pensar A Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 546-559, 2014. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v17i2.23825. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/a73c/9c424aada0685a5a9e5bf1fe92b557881bbb.pdf. Acesso em: 21 ago.2021.
MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Fundamentação Teórica da Educação Física em Propostas Curriculares da Escola Pública de São Paulo: uma análise das abordagens pedagógicas. Educação em Revista, [S.L.], v. 34, p. 1-20, 2018. FAPUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698203577. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/VwXn7dN9T39kTnhwySFMhZG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2021.
MILANI, Amanda Gabriele; DARIDO, Suraya Cristina. Os Conteúdos Atitudinais no Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Pensar A Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 448-461, abr./jun. 2016. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v19i2.33201. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/09/912980/33201-176570-2-pb.pdf. Acesso em: 28 mar. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; GRAMORELLI, Lilian Cristina. Embates em torno do conceito de Cultura Corporal: gênese e transformações. Pensar A Prática, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 321-332, abr./jun. 2017. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v20i2.38103. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103/pdf. Acesso em: 07 abr. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, [S.L.], v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.ds01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2269. Acesso em: 06 jun. 2022.
ROCHA, Mayara Alves Brito da et al. As teorias curriculares nas produções acerca da educação física escolar: uma revisão sistemática. Currículo Sem Fronteiras, [s. l], v. 15, n. 1, p. 178-194, 2015. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/rocha-tenorio-junior-neira.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
SALOMÃO, Raphael Felix; ALVES, Fernando Donizete. A Proposta Curricular do Estado de São Paulo: a perspectiva de professores de Educação Física. Teoria e Prática, Rio Claro, v. 28, n. 57, p. 111-130, 2018.Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista – UNESP.http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8410/8572. Acesso em: 28 mar. 2021.
SÃO PAULO. Maria Inês Fini. Secretaria da Educação (org.). Currículo do Estado de São Paulo: linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/36/arquivos/curriculos/reduzido_Curr%C3%ADculo_LCT_Final_230810.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021
SÃO PAULO. (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. SEDUC/Undime SP. São Paulo: SEDUC/SP, v.1, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2019/09/curriculo-paulista-26-07.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SPOLAOR, Gabriel da Costa; DAOLIO, Jocimar. A compreensão dos professores de Educação Física sobre o Currículo do Estado de São Paulo: um olhar a partir das etapas da carreira docente. Conexões, [S.L.], v.14, n. 1, p. 87-103, 2016. Universidade Estadual de Campinas.http://dx.doi.org/10.20396/conex.v14i1.8644768. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/5648/c392c596fd6055ecb5bef1c290dda749aa8e.pdf. Acesso em: 28 mar.2021
TAVARES, Natacha da Silva; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; MOLINA NETO, Vicente. A Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, suas formas e seus lugares no Currículo Escolar: um estudo de revisão. Movimento (ESEFID/UFRGS), [S.L.], v. 24, n. 1, p. 275-290, 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.62986. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/62986/47810. Acesso em: 28 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).