Análise das publicações acadêmicas sobre a educação física no currículo do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87138

Palavras-chave:

Educação física, Currículo, Política curricular

Resumo

O presente artigo analisa os jogos de força bem como os discursos de legitimação presentes no debate curricular da Educação Física, com foco no currículo do Estado de São Paulo. Para tal fim, realizamos uma revisão sistemática acerca das publicações que tratam da disciplina Educação Física neste programa curricular. As observações realizadas basearam-se nas contribuições de Stephen Ball acerca das políticas curriculares e de Lopes, Macedo e Silva, autores do campo do currículo no Brasil. A pesquisa indica que tais publicações produzem certos regimes de verdades por meio de práticas discursivas contributivas, as favoráveis à aceitação do documento e as desaprovativas, que criticam o currículo oficial. No entanto, em comum, ambas permitem a defesa de um programa curricular comum na área da Educação Física.

Biografia do Autor

Solange de Oliveira Amusquivar, Unicamp/FEF

Mestranda em Educação Física. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas/
São Paulo, Brasil

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas: Campinas, SP, BR

Professor Doutor no Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP; com Pós- doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre - FEFISA.

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Publicado

2022-11-21

Como Citar

Amusquivar, S. de O., & Nunes, M. L. F. . (2022). Análise das publicações acadêmicas sobre a educação física no currículo do estado de São Paulo. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87138

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