Projeto social, esporte e educação: a produção da identidade no ensino do taekondo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e96076

Palavras-chave:

Identidade, Projeto social, Estudos culturais, Esporte

Resumo

Por meio de algumas noções conceituais produzidas no campo dos Estudos Culturais e entrevistas narrativas com participantes de um projeto social de  ensino do Taekwondo vinculado ao Programa Escola da Família, analisamos como projetos desse tipo influenciam na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social. Consideramos que tais projetos produzem identidades e impactam as subjetividades dos jovens atendidos, quando estes não se adequam aos discursos hegemônicos de classe social, gênero, saúde e educação; contribuem para que crianças e jovens permaneçam à margem da sociedade em que se encontram e, por consequência, favorecem a promoção de políticas que os mantenham tutelados pelo Estado.

Biografia do Autor

Gizeli Aparecida Pereira, UNICAMP

Licenciada e Bacharel em Educação Física (FEF/Unicamp).

 

Mário Luiz Ferrari Nunes, Faculdade de Educação Física -FEF/Unicamp

Doutor em Educação. Professor no Departamento de Educação Física e Humanidades e no Programa de Pós-Graduaçao da FEF/Unicamp. 

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Publicado

2024-02-02

Como Citar

PEREIRA, Gizeli Aparecida; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Projeto social, esporte e educação: a produção da identidade no ensino do taekondo. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e96076. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/96076. Acesso em: 7 nov. 2024.

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