Proposta de planejamento de ensino para a Educação Física no ensino médio: uma construção em diálogo com jovens de uma escola da rede estadual de educação de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87191

Palavras-chave:

Educação física, Escola, Currículo, Planejamento de ensino, Juventude

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa de dissertação de mestrado que teve como objeto de investigação a minha prática pedagógica como professora de Educação Física de uma escola de ensino médio da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, ficticiamente denominada “Escola de Baixo”. A partir desse objeto de investigação, o estudo teve como objetivo central reconstruir a minha proposta curricular para o ensino dessa disciplina, nessa escola, em diálogo com os estudantes jovens e em sintonia com a realidade material da referida escola. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, e valeu-se dos recursos metodológicos da pesquisa-ação. A pesquisa possibilitou uma leitura reflexiva acerca da minha prática curricular e a produção de procedimentos didáticos que possibilitaram a reconstrução do projeto de planejamento de ensino da EF da “Escola de Baixo”.

Biografia do Autor

Tábata Aline Januário , Rede Estadual de Educação de Minas Gerais

Licenciada e bacharel em Educação Física. Mestre em Educação Física. Professora do Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.

José Angelo Gariglio, UFMG

Possui graduação em bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialista em educação física escolar pela PUC-Minas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor efetivo do magistério superior da Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.Coordenador e professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede - Polo da UFMG.Professor do Programa de Pós-Graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação da FAE/UFMG.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação de professores de Educação Física, formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica, ensino da educação física, saberes docentes e currículo. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (ProEFE). Membro do Grupo de Pesquisa Universitátis/FAE/UFMG

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

Januário , T. A. ., & Gariglio, J. A. (2022). Proposta de planejamento de ensino para a Educação Física no ensino médio: uma construção em diálogo com jovens de uma escola da rede estadual de educação de Minas Gerais. Motrivivência, 34(65), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87191

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