O “novo” Ensino Médio: implicações ao processo de legitimação da Educação Física

Autores

  • José Ângelo Gariglio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Admir Soares Almeida Junior Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Cláudio Márcio Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p53

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Física, Currículo, Política Educacional, Legitimidade Pedagógica

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões acerca da questão mobilizadora desse periódico, qual seja: “como é possível encontrar ou construir fundamentos para justificar a Educação Física no currículo escolar [do ensino médio] hoje?”. Para tanto, apresentamos uma discussão sobre os principais aspectos do “Novo” Ensino Médio, dando ênfase às concepções de conhecimento, de currículo, de juventudes e à ruptura da articulação entre as dimensões de formação humana (Ciência, Cultura, Trabalho e Tecnologia) previstos na legislação anterior. Em seguida, retomamos o debate acerca da legitimidade da Educação Física na escola, tomando como referência, entre outras produções, as Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio escritas em 2006. Por fim, pretendemos apresentar estratégias de enfrentamento do atual contexto, bem como refletir sobre a possibilidade de construirmos outras formas de legitimação da presença e permanência da Educação Física no Ensino Médio.

Biografia do Autor

José Ângelo Gariglio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFRJ. Professor da Escola de Educação Física, Fisioteraipa e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO/UFMG).

 

Admir Soares Almeida Junior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais

Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor da Escola de Educação Física, Fisioteraipa e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO/UFMG).

 

Cláudio Márcio Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFMG. Professor da Faculdade de Educação da UFMG junto ao Departamento de Mëtodos e Técnicas de Ensino (DMTE/FAE/UFMG).

 

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Publicado

2017-09-28