QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos

Autores

  • Cláudio Márcio Oliveira Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM) e da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Admir Soares de Almeida Junior Centro Universitário de Sete Lagoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente texto busca apresentar reflexões acerca dos desafios colocados no campo da prática docente em Educação Física Escolar no tocante à construção e materialização de propostas de ensino que se apropriam dos pressupostos das abordagens pedagógicas críticas. Para tanto, lançamos mão dos seguintes eixos de análise: a contextualização da produção e contribuição das teorias críticas da Educação Física brasileira; os limites e possibilidades da efetivação destas teorias e abordagens nas escolas, tendo como referência o conceito de forma escolar de socialização; e o lugar da experiência na constituição das condições discente e docente nas aulas de Educação Física e nos outros tempos da escola.

Biografia do Autor

Cláudio Márcio Oliveira, Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM) e da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), realizando Doutorado em Educação pela UFMG desde 2007. Atualmente é professor do Centro Universitário de Sete Lagoas e professor da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação de jovens e adultos, corpo e educação, processos formativos na cidade.

Admir Soares de Almeida Junior, Centro Universitário de Sete Lagoas

Possui Licenciatura em Educação Física, com Especialização em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS, em Lazer pela EEFFTO da UFMG e Mestrado em Educação pela PUC-MINAS. Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem atuado na formação inicial e continuada de professores de Educação Física. Tem interesse especial pelo processo de construção dos saberes docentes cotidianos,bem como pela relação entre culturas juvenis, escola e práticas corporais.

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Publicado

2007-04-23

Como Citar

Oliveira, C. M., & Almeida Junior, A. S. de. (2007). QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos. Motrivivência, 19(28), 12–26. https://doi.org/10.5007/%x