QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos

Authors

  • Cláudio Márcio Oliveira Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM) e da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Admir Soares de Almeida Junior Centro Universitário de Sete Lagoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

This paper aims to present discussions about the challenges faced by Physical Education teachers when they decide to implement practices based on the critical presuppositions of education. The analyses perspective are based on the following ideas: the contextualized production of the critical theories of Brazilian physical education; the limits and possibilities of the implementation of these theories in public schools based on the concept of school way of socialization; and the role of the experience of producing the conditions of physical education classes. Keywords: physical education, presuppositions of education, critical theories.

Author Biographies

Cláudio Márcio Oliveira, Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM) e da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), realizando Doutorado em Educação pela UFMG desde 2007. Atualmente é professor do Centro Universitário de Sete Lagoas e professor da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação de jovens e adultos, corpo e educação, processos formativos na cidade.

Admir Soares de Almeida Junior, Centro Universitário de Sete Lagoas

Possui Licenciatura em Educação Física, com Especialização em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS, em Lazer pela EEFFTO da UFMG e Mestrado em Educação pela PUC-MINAS. Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem atuado na formação inicial e continuada de professores de Educação Física. Tem interesse especial pelo processo de construção dos saberes docentes cotidianos,bem como pela relação entre culturas juvenis, escola e práticas corporais.

Published

2007-04-23

How to Cite

Oliveira, C. M., & Almeida Junior, A. S. de. (2007). QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos. Motrivivência, 19(28), 12–26. https://doi.org/10.5007/%x