Desigualdade racial no Brasil: desafios contemporâneos para o trabalho do professor de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e89558

Palavras-chave:

Desigualdade racial, Discriminação racial, Educação física, Escola

Resumo

O presente estudo configura-se como um artigo de revisão, cujo objetivo foi identificar o conhecimento dos professores de Educação Física sobre a Lei 10.639/2003 e como tratam situações de desigualdade racial a partir de sua prática pedagógica. Para tal, realizou-se uma busca no Portal de Periódicos da Capes, a partir dos descritores: desigualdade racial, discriminação racial, Educação Física, escola. Definiu-se como marco temporal os anos entre 2014 e 2019, para as publicações. A busca retornou com 64 artigos, dos quais foi feita a leitura dos títulos e resumos, destes foram selecionados quatro artigos. Como critérios de inclusão: estudos na área de Educação Física, sobre a temática desigualdade racial e discriminação racial, e estudos na educação básica. Como critérios de exclusão: estudos com professores de outros componentes curriculares; estudos que abordassem outras temáticas como gênero associadas; estudos em ambiente não-escolar. Concluiu-se que há fragilidades na formação inicial e continuada de professores de Educação Física, para que a temática seja abordada na Educação Física em situações de discriminação, mas também para que a Educação para as Relações Étnico-raciais seja adotada e incluída nos currículos escolares, além do desconhecimento dos professores sobre a Lei 10.639/03.

Biografia do Autor

João Carlos Vieira Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Educação Fìsica - UDESC

Elisangela Venancio Ananias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências da Motricidade Humana
Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Educação Física, Porto Alegre, Brasil

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

Vieira Junior, J. C. ., & Venancio Ananias, E. (2023). Desigualdade racial no Brasil: desafios contemporâneos para o trabalho do professor de Educação Física . Motrivivência, 35(66), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e89558

Edição

Seção

Porta Aberta