Desigualdade racial no Brasil: desafios contemporâneos para o trabalho do professor de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e89558

Palavras-chave:

Desigualdade racial, Discriminação racial, Educação física, Escola

Resumo

O presente estudo configura-se como um artigo de revisão, cujo objetivo foi identificar o conhecimento dos professores de Educação Física sobre a Lei 10.639/2003 e como tratam situações de desigualdade racial a partir de sua prática pedagógica. Para tal, realizou-se uma busca no Portal de Periódicos da Capes, a partir dos descritores: desigualdade racial, discriminação racial, Educação Física, escola. Definiu-se como marco temporal os anos entre 2014 e 2019, para as publicações. A busca retornou com 64 artigos, dos quais foi feita a leitura dos títulos e resumos, destes foram selecionados quatro artigos. Como critérios de inclusão: estudos na área de Educação Física, sobre a temática desigualdade racial e discriminação racial, e estudos na educação básica. Como critérios de exclusão: estudos com professores de outros componentes curriculares; estudos que abordassem outras temáticas como gênero associadas; estudos em ambiente não-escolar. Concluiu-se que há fragilidades na formação inicial e continuada de professores de Educação Física, para que a temática seja abordada na Educação Física em situações de discriminação, mas também para que a Educação para as Relações Étnico-raciais seja adotada e incluída nos currículos escolares, além do desconhecimento dos professores sobre a Lei 10.639/03.

Biografia do Autor

João Carlos Vieira Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Educação Fìsica - UDESC

Elisangela Venancio Ananias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências da Motricidade Humana
Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Educação Física, Porto Alegre, Brasil

Referências

ANDRÉ, M. A Formação do Pesquisador da Prática Pedagógica. Plurais - Revista Multidisciplinar, v. 1, n. 1, 22 ago. 2016. Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2300 Acesso em: 28 fev.2023.

BINS, Gabriela Nobre; NETO, Vicente Molina. Mojuodara: uma possibilidade de trabalho com as questões étnico‐raciais na educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 3, 2017. p. 247-253.Disponivel em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2017.02.009. Acesso em: 28 fev.2023

BRASIL. Ministério da Educação. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório de Desenvolvimento Humano. Racismo, pobreza e violência, Brasília: PNUD Brasil, 2005.

BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Brasília: SECAD; SEPIR, Junho, 2009.

BRASILEIRO, Movimento Sindical et al. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Estudos e Pesquisas, São Paulo, Ano 3, n. 26, 2006. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lis-LISBR1.1-40467. Acesso em 28 fev. 2023.

CASTRO, Vanessa Gomes de. Sobre o compromisso da Educação Física escolar com a inclusão social dos negros. Práxis Educativa, v. 12, n. 2,2017. p. 520-535. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0013. Acesso em: 28 fev.2023

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Racismo e Anti-Racismo na educação: Repensando nossa Escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

GATTI, Bernadete Angelina. A pesquisa em mestrados profissionais. FOMPE–Fórum de Mestrados Profissionais em Educação, I, 2014.

GIL, Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, 2011. DOI: 10.21573/vol27n12011.19971. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971. Acesso em: 8 out. 2022.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. Editora 34, 2002.

HENRIQUES, Ricardo. Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. 2001. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1968/1/TD_807.pdf. Acesso em 01 março 2023.

HERINGER, Rosana et al. Negros no Brasil: Dados da Realidade. Petrópolis: Editora Vozes/Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, 1989.

HERINGER, Rosana. Desigualdades raciais no Brasil: síntese de indicadores e desafios no campo das políticas públicas. Cadernos de Saúde pública, v. 18, p. S57-S65, 2002. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csp/v18s0/13793.pdf. Acesso em: 28 fev. 2023.

LIMA, Ivan Costa; ROMÃO, Jeruse; SILVEIRA, Sônia Maria. Os negros, os conteúdos escolares e a diversidade cultural II. Florianópolis: Núcleo de Estudos Negros, 1998. Disponível em: http://acervo.geledes.org.br/cgi-bin/koha/opac-ISBDdetail.pl?biblionumber=18 Acesso em 01 março 2023.

LIMA, Marcia. O quadro atual das desigualdades. In: Cor e Estratificação Social HSENBALG, C.; SILVA, N. V. & LIMA, M. (org.). Rio de Janeiro: Contracapa, 1999. p. 231-240.

LOPES, Vera Neusa & MUNANGA, Kabengele. Racismo, preconceito e discriminação. In Superando o Racismo na escola. 2ª edição, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

MAIO, Marcos Chor. O Projeto Unesco e a agenda das ciências sociais no Brasil dos anos 40 e 50. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 1999. p. 141-158. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69091999000300009. Acesso em 28 fev. 2023.

MOREIRA, Anália de Jesus & SILVA, Maria Cecilia de Paula. Possibilidades Didático-Metodológicas para o trato com a lei nº 10.639/2003 no ensino da educação física: a importância da educação étnicoracial. HOLOS, v. 1, 2018. p. 193-200. DOI: 10.15628/holos.2018.2891. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2891. Acesso em: 10 out. 2022.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. 2a. Ed. Brasília, DF: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetizada e Diversidade. MEC/BID/UNESCO, 2005.

NOBREGA, C. C. dos S. Por uma educação física antirracista. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [S. l.], v. 34, n. Esp., p. 51-61, 2020. DOI: 10.11606/1807-5509202000034nesp051. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173145. Acesso em: 9 out. 2022.

OLIVEIRA, Edelnice Aparecida & RIBEIRO, Gabriela Chicuta. Contribuição da Educação Física na Educação das Relações Étnico-Raciais, Através de Jogos e Brincadeiras. In: CADERNOS, P. D. E. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor, PDE, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_edfis_

pdp_edenilce_aparecida_oliveira.pdf Acesso em:28 fev. 2023

ORTIZ, Gisele. Só não enxerga quem não quer: Racismo e preconceito na Educação Infantil. Revista Avisalá, nº 23, nov, 2005. Disponível em: https://avisala.org.br/index.php/conteudo-por-edicoes/revistaavisala-23/so-nao-enxerga-quem-nao-quer-racismo-e-preconceito-na-educacao-infantil/ . Acesso em 01 março 2023.

PEREIRA, Arilene Stephanie Menezes et al. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, j. 4, p. 412-418, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.004 . Acesso em: 01 março 2023.

RODRIGUES, Dayse Beringer. Preconceito racial: uma violência que influencia a democracia na escola. Lato & Sensu. v. 4, n. 1, 2003. p. 3-5. Disponível em: http://inclujovem.org.br/preconceito.pdf . Acesso em: 01 março 2023.

SACRISTÁN, Gimeno.; PÉREZ GÓMEZ, Al. Compreender e Transformar o Ensino. 4a. ed. Artmed Editora, 1998.

SANTANA, Malsete Aristides & MULLER, Maria Lúcia. Relações raciais no cotidiano escolar: percepções de professores de educação física sobre alunos negros. UFMT, 2012.

SANTOS, Hélio. Discriminação racial no Brasil. In: SABÓIA, G; GUIMARÃES, S. (orgs.). Anais de Seminários Regionais Preparatórios para a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata. Brasília: Ministério da Justiça, 2001, p. 81-102. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/100000-Seminarios_Regionais_Preparatorios_para_Conferencia_Mundial_Contra_o_Racismo_Discriminacao_Racial.pdf Acesso em: 01 março 2023.

SILVA, Janeide Sousa. Relações étnico-raciais na educação infantil: práticas educativas anti-racismo. Revista Espaço Acadêmico, v. 15, n. 173, 2015. p. 23-32. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29194/15268 Acesso em: 01 março

SILVA, Nelson do Vale. Extensão e Natureza das Desigualdades Raciais no Brasil In: GUIMARÃES, A; HUNTLEY, L (orgs.). Tirando a Máscara: Ensaios sobre o racismo no Brasil, São Paulo: Paz e Terra, 2000.

SILVEIRA, Leonardo Souza; MUNIZ, Jeronimo Oliveira. Variações intra e intermetropolitanas da desigualdade de renda racial. Cadernos Metrópole, v. 16, n. 31, 2014. p. 265-289. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-9996.2014-3112 Acesso em: 01 março 2023.

TELLES, Edward Eric. Racismo à Brasileira: Uma nova perspectiva sociológica, Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

THEODORO, Mario; JACCOUD, Luciana.; OSÓRIO, Rafael. As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008.

THEODORO, Mario. Relações Raciais, Racismo e Políticas Públicas no Brasil Contemporâneo. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas Brasília. v. 8, n. 1, 2014. p. 205-219. Disponível em: http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/1107_1899_livrodesigualdadesraciais.pdf

Acesso em: 01 março 2023.

VARGAS, Hustana; TEIXEIRA, Eliana de Oliveira. Infância negra e ensino fundamental em Angra dos Reis: um mergulho nos números da “universalização”. Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, 2016. p. 723-747. Disponível em:

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4098 Acesso em: 01 março 2023.

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

VIEIRA JUNIOR, João Carlos; VENANCIO ANANIAS, Elisangela. Desigualdade racial no Brasil: desafios contemporâneos para o trabalho do professor de Educação Física . Motrivivência, Florianópolis, v. 35, n. 66, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5007/2175-8042.2023.e89558. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/89558. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta