Desigualdade racial no Brasil: desafios contemporâneos para o trabalho do professor de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e89558Palavras-chave:
Desigualdade racial, Discriminação racial, Educação física, EscolaResumo
O presente estudo configura-se como um artigo de revisão, cujo objetivo foi identificar o conhecimento dos professores de Educação Física sobre a Lei 10.639/2003 e como tratam situações de desigualdade racial a partir de sua prática pedagógica. Para tal, realizou-se uma busca no Portal de Periódicos da Capes, a partir dos descritores: desigualdade racial, discriminação racial, Educação Física, escola. Definiu-se como marco temporal os anos entre 2014 e 2019, para as publicações. A busca retornou com 64 artigos, dos quais foi feita a leitura dos títulos e resumos, destes foram selecionados quatro artigos. Como critérios de inclusão: estudos na área de Educação Física, sobre a temática desigualdade racial e discriminação racial, e estudos na educação básica. Como critérios de exclusão: estudos com professores de outros componentes curriculares; estudos que abordassem outras temáticas como gênero associadas; estudos em ambiente não-escolar. Concluiu-se que há fragilidades na formação inicial e continuada de professores de Educação Física, para que a temática seja abordada na Educação Física em situações de discriminação, mas também para que a Educação para as Relações Étnico-raciais seja adotada e incluída nos currículos escolares, além do desconhecimento dos professores sobre a Lei 10.639/03.
Referências
ANDRÉ, M. A Formação do Pesquisador da Prática Pedagógica. Plurais - Revista Multidisciplinar, v. 1, n. 1, 22 ago. 2016. Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2300 Acesso em: 28 fev.2023.
BINS, Gabriela Nobre; NETO, Vicente Molina. Mojuodara: uma possibilidade de trabalho com as questões étnico‐raciais na educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 3, 2017. p. 247-253.Disponivel em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2017.02.009. Acesso em: 28 fev.2023
BRASIL. Ministério da Educação. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
BRASIL. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório de Desenvolvimento Humano. Racismo, pobreza e violência, Brasília: PNUD Brasil, 2005.
BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Brasília: SECAD; SEPIR, Junho, 2009.
BRASILEIRO, Movimento Sindical et al. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Estudos e Pesquisas, São Paulo, Ano 3, n. 26, 2006. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lis-LISBR1.1-40467. Acesso em 28 fev. 2023.
CASTRO, Vanessa Gomes de. Sobre o compromisso da Educação Física escolar com a inclusão social dos negros. Práxis Educativa, v. 12, n. 2,2017. p. 520-535. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0013. Acesso em: 28 fev.2023
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Racismo e Anti-Racismo na educação: Repensando nossa Escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.
GATTI, Bernadete Angelina. A pesquisa em mestrados profissionais. FOMPE–Fórum de Mestrados Profissionais em Educação, I, 2014.
GIL, Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, 2011. DOI: 10.21573/vol27n12011.19971. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971. Acesso em: 8 out. 2022.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. Editora 34, 2002.
HENRIQUES, Ricardo. Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. 2001. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1968/1/TD_807.pdf. Acesso em 01 março 2023.
HERINGER, Rosana et al. Negros no Brasil: Dados da Realidade. Petrópolis: Editora Vozes/Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, 1989.
HERINGER, Rosana. Desigualdades raciais no Brasil: síntese de indicadores e desafios no campo das políticas públicas. Cadernos de Saúde pública, v. 18, p. S57-S65, 2002. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csp/v18s0/13793.pdf. Acesso em: 28 fev. 2023.
LIMA, Ivan Costa; ROMÃO, Jeruse; SILVEIRA, Sônia Maria. Os negros, os conteúdos escolares e a diversidade cultural II. Florianópolis: Núcleo de Estudos Negros, 1998. Disponível em: http://acervo.geledes.org.br/cgi-bin/koha/opac-ISBDdetail.pl?biblionumber=18 Acesso em 01 março 2023.
LIMA, Marcia. O quadro atual das desigualdades. In: Cor e Estratificação Social HSENBALG, C.; SILVA, N. V. & LIMA, M. (org.). Rio de Janeiro: Contracapa, 1999. p. 231-240.
LOPES, Vera Neusa & MUNANGA, Kabengele. Racismo, preconceito e discriminação. In Superando o Racismo na escola. 2ª edição, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
MAIO, Marcos Chor. O Projeto Unesco e a agenda das ciências sociais no Brasil dos anos 40 e 50. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 1999. p. 141-158. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69091999000300009. Acesso em 28 fev. 2023.
MOREIRA, Anália de Jesus & SILVA, Maria Cecilia de Paula. Possibilidades Didático-Metodológicas para o trato com a lei nº 10.639/2003 no ensino da educação física: a importância da educação étnicoracial. HOLOS, v. 1, 2018. p. 193-200. DOI: 10.15628/holos.2018.2891. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2891. Acesso em: 10 out. 2022.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. 2a. Ed. Brasília, DF: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetizada e Diversidade. MEC/BID/UNESCO, 2005.
NOBREGA, C. C. dos S. Por uma educação física antirracista. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [S. l.], v. 34, n. Esp., p. 51-61, 2020. DOI: 10.11606/1807-5509202000034nesp051. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173145. Acesso em: 9 out. 2022.
OLIVEIRA, Edelnice Aparecida & RIBEIRO, Gabriela Chicuta. Contribuição da Educação Física na Educação das Relações Étnico-Raciais, Através de Jogos e Brincadeiras. In: CADERNOS, P. D. E. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor, PDE, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_edfis_
pdp_edenilce_aparecida_oliveira.pdf Acesso em:28 fev. 2023
ORTIZ, Gisele. Só não enxerga quem não quer: Racismo e preconceito na Educação Infantil. Revista Avisalá, nº 23, nov, 2005. Disponível em: https://avisala.org.br/index.php/conteudo-por-edicoes/revistaavisala-23/so-nao-enxerga-quem-nao-quer-racismo-e-preconceito-na-educacao-infantil/ . Acesso em 01 março 2023.
PEREIRA, Arilene Stephanie Menezes et al. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, j. 4, p. 412-418, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.004 . Acesso em: 01 março 2023.
RODRIGUES, Dayse Beringer. Preconceito racial: uma violência que influencia a democracia na escola. Lato & Sensu. v. 4, n. 1, 2003. p. 3-5. Disponível em: http://inclujovem.org.br/preconceito.pdf . Acesso em: 01 março 2023.
SACRISTÁN, Gimeno.; PÉREZ GÓMEZ, Al. Compreender e Transformar o Ensino. 4a. ed. Artmed Editora, 1998.
SANTANA, Malsete Aristides & MULLER, Maria Lúcia. Relações raciais no cotidiano escolar: percepções de professores de educação física sobre alunos negros. UFMT, 2012.
SANTOS, Hélio. Discriminação racial no Brasil. In: SABÓIA, G; GUIMARÃES, S. (orgs.). Anais de Seminários Regionais Preparatórios para a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata. Brasília: Ministério da Justiça, 2001, p. 81-102. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/100000-Seminarios_Regionais_Preparatorios_para_Conferencia_Mundial_Contra_o_Racismo_Discriminacao_Racial.pdf Acesso em: 01 março 2023.
SILVA, Janeide Sousa. Relações étnico-raciais na educação infantil: práticas educativas anti-racismo. Revista Espaço Acadêmico, v. 15, n. 173, 2015. p. 23-32. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29194/15268 Acesso em: 01 março
SILVA, Nelson do Vale. Extensão e Natureza das Desigualdades Raciais no Brasil In: GUIMARÃES, A; HUNTLEY, L (orgs.). Tirando a Máscara: Ensaios sobre o racismo no Brasil, São Paulo: Paz e Terra, 2000.
SILVEIRA, Leonardo Souza; MUNIZ, Jeronimo Oliveira. Variações intra e intermetropolitanas da desigualdade de renda racial. Cadernos Metrópole, v. 16, n. 31, 2014. p. 265-289. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-9996.2014-3112 Acesso em: 01 março 2023.
TELLES, Edward Eric. Racismo à Brasileira: Uma nova perspectiva sociológica, Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
THEODORO, Mario; JACCOUD, Luciana.; OSÓRIO, Rafael. As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008.
THEODORO, Mario. Relações Raciais, Racismo e Políticas Públicas no Brasil Contemporâneo. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas Brasília. v. 8, n. 1, 2014. p. 205-219. Disponível em: http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/1107_1899_livrodesigualdadesraciais.pdf
Acesso em: 01 março 2023.
VARGAS, Hustana; TEIXEIRA, Eliana de Oliveira. Infância negra e ensino fundamental em Angra dos Reis: um mergulho nos números da “universalização”. Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, 2016. p. 723-747. Disponível em:
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4098 Acesso em: 01 março 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Motrivivência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).