Inquietudes de um professor de Educação Física em tempos pandêmicos: o que compreendia e não tematizava, o que não consigo compreender e o que começo a saber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89842

Palavras-chave:

Ensino remoto, Prática pedagógica, Experiência docente

Resumo

Imbuído pelos impactos da covid-19 na trajetória docente define-se como objetivo analisar as principais aprendizagens na Educação Física escolar na perspectiva de um professor do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Ceará, Campus Baturité, no período pandêmico entre 2020 e 2021. Para tanto, foram organizadas três categorias analíticas, a primeiro foi, “o que compreendia e não tematizava nas aulas de Educação Física”, o ensino remoto exigiu mudanças e algumas poderiam ser implementadas antes, um fato foram as redes de colaboração. A segundo foi “o que não consigo compreender para o trabalho docente”, tratou da criminalização docente que partia de vários âmbitos e pouco se observou de reconhecimento aos docentes. O terceiro foi “o que começo a saber sobre a prática pedagógica em Educação Física” que organizou elementos que surgiram na pandemia e podem ser incorporados na Educação Física. O principal contributo foi a Unidade Temática do Corpo Consciente.

 

Biografia do Autor

Raphaell Moreira Martins, IFCE

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Baturité, Brasil

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

MOREIRA MARTINS, Raphaell. Inquietudes de um professor de Educação Física em tempos pandêmicos: o que compreendia e não tematizava, o que não consigo compreender e o que começo a saber. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e89842. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/89842. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática