Investigando a formação das professoras de modalidades aéreas de circo na região metropolitana de Campinas-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93540

Palavras-chave:

Circo, Instrutores, Ensino, Artes cênicas, Academias

Resumo

A prática do circo como opção educativa, de condicionamento físico, recreativa ou artística, mostra uma notável expansão no contexto nacional nas últimas duas décadas. De modo particular, temos observado o aumento da prática das modalidades aéreas em escolas, academias e outros espaços públicos e privados. Com base nessa constatação, o objetivo desse estudo foi analisar a formação de professoras(es) de modalidades aéreas de circo na Região Metropolitana de Campinas (SP). Para isso, realizamos um levantamento de estabelecimentos que ofereciam aulas regulares, em seguida aplicamos um questionário semiestruturado (online) a 36 professoras responsáveis. Os resultados indicam que o primeiro contato com as modalidades aéreas se deu majoritariamente na universidade e em escolas de circo. O “tecido acrobático” é a modalidade mais oferecida, e a prática recreativa representa o campo de atuação mais comum, com relevante demanda da atividade como forma de condicionamento físico ou promoção da saúde. Verificamos uma formação diversificada, que inclui formação artística e o diploma de ensino superior para a maioria das participantes.

Biografia do Autor

Raissa Cruz Falcade, Faculdade de Educação Física - Unicamp

Mestrado em andamento- FEF - UNICAMP

Milena Camargo Corrêa, Unicamp

Graduada (Bacharela) em Educação Física - FEF- UNICAMP, membro do grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses (CIRCUS)

Marco Antonio Coelho Bortoleto, UNICAMP

Professor visitante da Universidade de Concordia (Canadá, 2023). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses (CIRCUS)

Referências

BAPTISTOTTI NUNES, João Gabriel; BORTOLETO, Marco. Montando e desmontando: Quem são e como atuam os riggers circenses? Arte da Cena (Art on Stage). 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/68955. Acesso em: 23 mar. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARRETO, Mônica (Lua); DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco. De norte a sul: Mapeando a formação em circo no Brasil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 3, n. 42, p. 1–32, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0210.

BORTOLETO, Marco. Um encontro entre o funâmbulo e o praxiólogo: ideias para mestres e discípulos. Em: FERREIRA, Lilian Aparecida; RAMOS, Glauco Nunes Souto (org.). Educação física escolar e praxiologia motriz: compreendendo as práticas corporais. Curitiba: CRV, 2017. v. 22.

BORTOLETO, Marco; BARRAGÁN, Teresa Ontañón; SILVA, Erminia; BOMBARDI, Érica (orgs.). Circo: Horizontes Educativos. Campinas: Autores Associados, 2016.

BORTOLETO, Marco; CALÇA, Daniela. O tecido circense: fundamentos para uma pedagogia das atividades circenses aéreas. Conexões, v. 5, n. 2, p. 72–88, 2007a. DOI: 10.20396/conex.v5i2.8637880.

BORTOLETO, Marco; CALÇA, Daniela. Circo e Educação Física: Compendium das Modalidades Aéreas. Movimento e Percepção, 2007b.

BORTOLETO, Marco; CALÇA, Daniela. O trapézio circense: estudo das diferentes modalidades. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 12, n. 109, 2007c. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm. Acesso em: 23 mar. 2023.

BORTOLETO, Marco; MACHADO, Gustavo. Reflexões sobre o circo e a educação física. Corpoconsciência, v. 7, p. 2003, 2003.

COASNE, Joëlle. Enseigner les arts du cirque. Revue EP&S, v. 313, p. 39–44, 2005.

DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco. Educação Física Escolar: Pedagogia e Didática das Atividades Circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/63. Acesso em: 23 mar. 2023.

EVRARD, Beatriz. Espaço em movimento: cenografia e circo. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. DOI: 10.11606/D.27.2017.tde-30052017-114818. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-30052017-114818/. Acesso em: 23 mar. 2023.

JESUS, Ellen Moreira De; MOTA, Gustavo Ribeiro Da; LOPES, Charles Ricardo. Proposta de avaliação fí­sica para praticantes de tecido acrobático. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 6, n. 31, 2012. Disponível em: http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/377. Acesso em: 23 mar. 2023.

KIDDER, Louise H. (org.). Métodos de pesquisa nas relações sociais: delineamentos de pesquisa. São Paulo: EPU, 1987.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2011.

ONTAÑÓN, Teresa; DUPRAT, Rodrigo; BORTOLETO, Marco. Educação Física e Atividades Circenses: “O Estado da Arte”. Movimento, p. 149–168, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.22960.

REIS, Elizabeth. Estatística multivariada aplicada. Lisboa: Silabo, 2001.

RIBEIRO, Camila da Silva; CARDANI, Leonora Tanasovici; RODRIGUES, Gilson Santos; BORTOLETO, Marco. O “não lugar” do circo na escola. Revista Portuguesa de Educação, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.21814/rpe.16128. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/16128. Acesso em: 23 mar. 2023.

ROCHA, Gilmar. O circo no Brasil: estado da arte. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 70, p. 51–70, 2010.

SÃO PAULO, Governo do Estado. Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado: Região Metropolitana de Campinas. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, 2018. Disponível em: https://rmc.pdui.sp.gov.br/?page_id=127. Acesso em: 23 mar. 2023.

SEBIRE, Simon J.; STANDAGE, Martyn; VANSTEENKISTE, Maarten. Development and validation of the goal content for exercise questionnaire. Journal of Sport & Exercise Psychology, v. 30, n. 4, p. 353–377, 2008. DOI: 10.1123/jsep.30.4.353.

SILVA, Ermínia. O novo está em outro lugar. Em: Palco Giratório, 2011: Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas. Rio de Janeiro: Sesc, 2011. p. 12–21. Disponível em: https://www.circonteudo.com/o-novo-esta-em-outro-lugar/. Acesso em: 23 mar. 2023.

SILVA, Ermínia; ABREU, Luis Alberto De. Respeitavel Publico O Circo Em Cena. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

SOARES, Daniela Bento; BORTOLETO, Marco. A prática do tecido circense nas academias de ginástica da cidade de Campinas-SP: o aluno, o professor e o proprietário. Corpoconsciência, p. 7–23, 2011.

SUGAWARA, Carlos. Técnicas circenses aéreas: Corda lisa e tecidos. São Paulo: Phorte, 2014.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, p. 203–220, 2014.

ZAIM-DE-MELO, Rogério; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; GODOY, Luis Bruno de; AMARAL, Laurianne Sorrilha do. A utilização do tecido acrobático como conteúdo nas aulas de educação física escolar: um estudo com uma nona série do ensino fundamental. Repertório, n. 35, 2020. DOI: 10.9771/r.v1i35.35454. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/35454. Acesso em: 23 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Cruz Falcade, R., Camargo Corrêa, M., & Coelho Bortoleto, M. A. (2023). Investigando a formação das professoras de modalidades aéreas de circo na região metropolitana de Campinas-SP. Motrivivência, 35(66), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93540

Edição

Seção

Artigos Originais