Pedagogia do esporte e a Educação Fisica escolar: possibilidades entre o teaching games for understanding (TGfU) e o minivoleibol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93736

Palavras-chave:

Escola, Minivoleibol, Ensino, Compreensão, Pedagogia do esporte

Resumo

Este texto apresenta algumas reflexões e uma sugestão de trabalho sobre o minivoleibol com a utilização do Teaching Games for Understanding, juntamente com as lentes da Pedagogia do Esporte. Consideramos que este ensaio traz ideias e para a atuação dos professores de Educação Física no âmbito escolar, bem como a utilização do TGfU como um avanço para o meio pedagógico, durante o momento em que o mesmo aborda o conteúdo de esportes e quanto ao trato para a formação integral dos indivíduos. Por fim, as estratégias quanto ao uso do minivoleibol e seu trato deve ser repensado em todos os contextos que seja incluído.

Biografia do Autor

Vinicius Felipe Cardoso, UFG

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Gestão Ambiental (UniCesumar), Educação Ambiental e Sustentabilidade (UniCesumar) e Fisiologia do Exercício (FAVENI). Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Birigui/SP.

Iron Martins Lisboa Júnior, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Educação Física Escolar pelo Instituto Específico de Ensino, pesquisa e pós-graduação IEP/TO, graduado em Educação Física pela Unirg. Professor de cargo efetivo da rede estadual de ensino do Tocantins.

Paulianny Mirelly Gonçalves de Sousa, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Residência Multiprofissional em Saúde Mental, pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, FESP-PALMAS e graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás.

Huberto Luis de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Sociologia Política. Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD), Goiânia/Goiás, Brasil.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Cardoso, V. F., Lisboa Júnior, I. M., Sousa, P. M. G. de, & Inácio, H. L. de D. (2023). Pedagogia do esporte e a Educação Fisica escolar: possibilidades entre o teaching games for understanding (TGfU) e o minivoleibol. Motrivivência, 36(67), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93736

Edição

Seção

Porta Aberta