Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), provas de aferição e pais: perceções globais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93994

Palavras-chave:

Perceções, Pais, Provas de aferição, Educação física

Resumo

As Provas de Aferição em Educação Física (PAEF) integram um processo de avaliação externa dos alunos e do currículo da Educação Física (EF) na escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) em Portugal. Assim, a opinião dos pais e encarregados de educação (PEE) sobre as PAEF pode ser um fator relevante. Analisaram-se as perceções globais de 127 PEE dos alunos do 2º ano de escolaridade, recolhidas através de um questionário, com os dados tratados através de análise de conteúdo (categorias emergentes) e estatística. Os resultados evidenciaram que os PEE têm uma dispersão de perceções sobre as PAEF, que vão desde uma posição contrária e negativa até à sua apreciação positiva e fundamentada. Identificam também que estas podem ter um impacte futuro expressivo, monitorização da aprendizagem, do currículo e papel de avaliação formativa. Há necessidade de ampliar o conhecimento sobre a natureza e objetivos das PAEF e sua influência na valorização da área de EF na escola do 1º CEB.

Biografia do Autor

Rui Neves, Departamento de Educação e Psicologia / Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores Universidade de Aveiro

Rui Neves é Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) e membro do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores na Universidade de Aveiro, onde integra o Educa_Lab – Laboratório de Políticas, Avaliação e Supervisão. Doutorado em Didática (UAveiro - 2007), Mestre em Ciências do Desporto (UPorto - 1995) e Licenciado em Educação Física (ULisboa - 1982). Tem como interesses de investigação a Atividade Física e a Educação Física nos primeiros anos. Integra a EPPEN - European Primary Physical Education Network e faz parte do grupo dinamizador do seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB. Autor de dezenas de comunicações em seminários, congressos e artigos em revistas nacionais e estrangeiras sobre a Educação Física nos primeiros anos. É Sócio nº 1 da APEF-Aveiro (1988), foi Presidente da Direção da APEF-Aveiro (1991/1992), Presidente da Mesa da AG do CNAPEF (1992) e atualmente integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Educação Física. Foi ainda Membro de vários Conselhos Gerais de Agrupamentos de Escolas e membro do Senado da UA (2005/2006). Foi membro do Conselho de Departamento do DEP (2010 - 2022) e do Conselho Geral da Universidade de Aveiro (desde 2021).

Diana Morato Almeida, Departamento de Educação e Psicologia - Universidade de Aveiro - Portugal

Licenciatura em Educação Básica

Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, Aveiro, Portugal

Arminda de Jesus Capela, Departamento de Educação e Psicologia - Universidade de Aveiro - Portugal

Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, Aveiro, Portugal

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Publicado

2023-07-17

Como Citar

Neves, R., Morato Almeida, D., & Capela, A. de J. (2023). Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), provas de aferição e pais: perceções globais. Motrivivência, 35(66), 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93994

Edição

Seção

Artigos Originais