Proposições acerca das práticas corporais de aventura como conteúdo da Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e96398

Palavras-chave:

Educação física escolar, Educação básica, Práticas corporais de aventura

Resumo

Esse estudo teve como objetivo analisar as proposições acerca da implementação das práticas corporais de aventura (PCAs) como conteúdo da Educação Física escolar.  Trata-se de um estudo de revisão sistemática que utilizou como critérios de inclusão artigos originais, publicados no período de 2017 a 2023, nas bases de dados do Portal de Periódicos CAPES. Os estudos analisados mostraram que um número ínfimo de cursos de Educação Física ofertados pelas instituições de cursos superiores no país não possui em suas matrizes curriculares disciplinas relacionadas com as PCAs. Ainda que haja o interesse por uma parcela de professores em trabalhar com as PCAs, os resultados indicaram a falta de incentivos por parte da direção das escolas onde atuam. Soma-se a isso, a ausência de espaços adequados, materiais e equipamentos necessários para a prática das PCAs, que concorrem no sentido de dificultar a implementação desse conteúdo nas aulas de Educação Física.

Biografia do Autor

PhD, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-American University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residência Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Rafael Miranda Coutinho, Universidade Federal de Viçosa

Academico do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFV.

Integrante do GEPPEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física da UFV.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Paixão, J. A., & Miranda Coutinho, . R. . (2023). Proposições acerca das práticas corporais de aventura como conteúdo da Educação Física escolar. Motrivivência, 35(66), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e96398

Edição

Seção

Porta Aberta