Desenvolvimento profissional de professores de Educação Física mediados por programas de incentivo à docência em escolas de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e87419

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Educação física, Programa de incentivo à docência

Resumo

Identificou e analisou possíveis impactos da participação de professores de Educação Física em programas de incentivo à docência no desenvolvimento profissional em escolas de educação básica. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevista semiestruturada com professores licenciados em Educação Física. A análise dos dados mostrou que os impactos das vivências nos programas de incentivo à docência relacionam-se com a percepção do real papel de ser docente, com a tomada de consciência mais crítica e ampliada a partir do caráter colaborativo e coletivo nas discussões temáticas, nos planejamentos de atividades de ensino e pesquisa. Verificou-se ainda que os programas influenciaram no reconhecimento, por parte dos professores, da importância da continuidade do processo formativo, distanciando-se da zona de conforto, rumo ao desenvolvimento de uma série de habilidades profissionais.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Caroline Marques Castro, Universidade Federal de Viçosa

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2021). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Atualmente é Tutora Educacional no CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAVENI.

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

Paixão, J. A., & Castro, C. M. (2023). Desenvolvimento profissional de professores de Educação Física mediados por programas de incentivo à docência em escolas de educação básica. Motrivivência, 35(66), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e87419

Edição

Seção

Artigos Originais