EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Contribuições para um Debate
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Resumo O ensaio visa discutir a Educação Física escolar (Efe) no 1º e 2º ciclos do ensino fundamental. Aborda: i) os impactos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN Nº 9394/96) na EFe; ii) análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de EF; iii) quem deve lecionar a EF neste segmento do ensino fundamental; iv) a fragilidade da formação profissional em EF no que concerne a este segmento de ensino; e v) a desvalorização da escola para atuação do professor de EF. Conclui-se que a EFe, no primeiro segmento do ensino fundamental, está à margem do processo educativo, apesar da LDBEN Nº 9394/96 inclui-la como componente curricular; os PCNs de EF apresentam-se como um “currículo mínimo”, prescrevendo objetivos, conteúdos, critérios de avaliação e orientações didáticas incompatíveis com a formação do professor atuante no primeiro segmento do ensino fundamental; a formação profissional em EF tem mantido a EF escolar do primeiro segmento do ensino fundamental à margem do processo de formação; a escola enquanto espaço de atuação do professor de EF está desvalorizado. Palavras-chave: Educação Física Escolar – Formação Profissional – Ensino Fundamental.Downloads
Publicado
2002-01-01
Como Citar
DEVIDE, Fabiano Pries. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Contribuições para um Debate. Motrivivência, Florianópolis, n. 19, 2002. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/965. Acesso em: 3 mar. 2025.
Edição
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