EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Contribuições para um Debate

Autores

  • Fabiano Pries Devide Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Resumo O ensaio visa discutir a Educação Física escolar (Efe) no 1º e 2º ciclos do ensino fundamental. Aborda: i) os impactos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN Nº 9394/96) na EFe; ii) análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de EF; iii) quem deve lecionar a EF neste segmento do ensino fundamental; iv) a fragilidade da formação profissional em EF no que concerne a este segmento de ensino; e v) a desvalorização da escola para atuação do professor de EF. Conclui-se que a EFe, no primeiro segmento do ensino fundamental, está à margem do processo educativo, apesar da LDBEN Nº 9394/96 inclui-la como componente curricular; os PCNs de EF apresentam-se como um “currículo mínimo”, prescrevendo objetivos, conteúdos, critérios de avaliação e orientações didáticas incompatíveis com a formação do professor atuante no primeiro segmento do ensino fundamental; a formação profissional em EF tem mantido a EF escolar do primeiro segmento do ensino fundamental à margem do processo de formação; a escola enquanto espaço de atuação do professor de EF está desvalorizado. Palavras-chave: Educação Física Escolar – Formação Profissional – Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Fabiano Pries Devide, Universidade Estácio de Sá

Doutor em Educação Física e Cultura (UGF/RJ); Professor das disciplinas “Educação Física Escolar” e “Estágio Supervisionado II” na Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

Devide, F. P. (2002). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Contribuições para um Debate. Motrivivência, (19). https://doi.org/10.5007/%x

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