A temática esporte nas provas de Educação Física do exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE) de 2004 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e96935

Palavras-chave:

Avaliação educacional, ENADE, Educação superior, Educação física, Esportes

Resumo

O presente estudo analisou as características das questões sobre a temática esporte na parte de conhecimento específico das provas aplicadas aos cursos de graduação em educação física (licenciatura e bacharelado) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de natureza quantitativa. Foram examinadas 340 questões de conhecimento específico das provas e os relatórios sínteses da área de 2004 a 2021. A temática esporte apareceu em 117 itens/questões (34,4%), com maior presença nas provas do bacharelado. Eles apresentaram bom poder discriminatório, foram classificados como menos difíceis do que itens sobre outras temáticas em ambas as habilitações e a frequência dos objetos de conhecimento referenciados em cada habilitação pareceu coerente com as especificidades das atuações profissionais. Assim, a identificação dos itens sobre esporte não só permitiu observar as suas características e relação com outros assuntos como também fornecer informações para melhor preparação aos estudantes.

Biografia do Autor

Rogério Tosta de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Saúde Pública (ISC/UFBA), Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde

Lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde (NEPAFIS) - Pesquisador Colaborador do ELSA-Brasil (CI-Bahia)

Tiago Damasceno de Almeida Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciado em Educação Física (UEFS) - Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde (NEPAFIS)

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Tosta de Almeida, R., & Damasceno de Almeida Ferreira, T. (2023). A temática esporte nas provas de Educação Física do exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE) de 2004 a 2021. Motrivivência, 35(66), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e96935

Edição

Seção

Artigos Originais