A temática esporte nas provas de Educação Física do exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE) de 2004 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e96935Palavras-chave:
Avaliação educacional, ENADE, Educação superior, Educação física, EsportesResumo
O presente estudo analisou as características das questões sobre a temática esporte na parte de conhecimento específico das provas aplicadas aos cursos de graduação em educação física (licenciatura e bacharelado) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de natureza quantitativa. Foram examinadas 340 questões de conhecimento específico das provas e os relatórios sínteses da área de 2004 a 2021. A temática esporte apareceu em 117 itens/questões (34,4%), com maior presença nas provas do bacharelado. Eles apresentaram bom poder discriminatório, foram classificados como menos difíceis do que itens sobre outras temáticas em ambas as habilitações e a frequência dos objetos de conhecimento referenciados em cada habilitação pareceu coerente com as especificidades das atuações profissionais. Assim, a identificação dos itens sobre esporte não só permitiu observar as suas características e relação com outros assuntos como também fornecer informações para melhor preparação aos estudantes.
Referências
ABIB, Leonardo Trápaga; KNUTH, Alan Goularte. As diretrizes curriculares nacionais da educação física de 2018 e as imprecisões em torno da saúde coletiva e o SUS. Pensar a Prática, v.24, e67182, 2021. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67182
BARROS, João Luiz da Costa et al. Reflexões sobre o nível de conhecimentos específicos dos estudantes de licenciatura em Educação Física no Enade 2014. Rev. bras. Estud. pedagog., v. 101, n. 257, p. 99-119, 2020. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4374
BELTRÃO, Kaizô Iwakami; MANDARINO, Monica Cerbella Freire. Análise dos itens de múltipla escolha das provas do Enade 2016. Est. aval. educ., v. 34, e07951, 2023. https://doi.org/10.18222/eae.v34.7951
FERREIRA JÚNIOR, Paulo Maia. Conhecimento em saúde no Enade como indicador da qualidade da formação em Educação Física. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 3, n. 3, p. e022015-e022015, 2022. https://doi.org/10.51281/impa.e022015
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 17 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6 de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 dez. 2018b, seção 1, p. 48-49.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria n° 115, de 6 de agosto de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, 9 ago. 2004, seção 1, p. 27.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria n° 142, de 31 de julho de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, 7 ago. 2007, seção 1, p. 8.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria n° 216, de 13 de julho de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, 14 jul. 2010, seção 1, p. 829-830.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria n° 217, de 26 de julho de 2011. Diário Oficial da União, Brasília, 27 jul. 2011, seção 1, p.15-16.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria n° 239, de 10 de maio de 2013. Diário Oficial da União, Brasília, 13 mai. 2013, seção 1, p. 16.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria nº 241, de 02 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Brasília, 04 jun. 2014, seção 1, p. 25-26.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria n° 289, de 8 de junho de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, 09 jun. 2016, seção 1, p. 10.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria nº 481, de 06 de junho de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, 08 jun. 2017, n° 109, seção 1, p. 30.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria n° 492, de 31 de maio de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, 03 jun. 2019, seção 1, p. 9-40.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria n° 394, de 23 de agosto de 2021. Diário Oficial da União, Brasília, 24 ago. 2021a, seção 1, p. 53.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria nº 395, de 23 de agosto de 2021. Diário Oficial da União, Brasília, 24 ago. 2021b, seção 1, p. 53.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade . Acesso em: 17 jul. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Relatório Síntese: Educação Física ENADE 2004. Brasília: INEP/MEC, 2004.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Relatório Síntese: Educação Física ENADE 2007. Brasília: INEP/MEC, 2007.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Relatório Síntese: Educação Física ENADE 2010. Brasília: INEP/MEC, 2010.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório Síntese: Educação Física (Licenciatura) ENADE 2011. Brasília: INEP/MEC, 2011.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório Síntese: Educação Física (Bacharelado) ENADE 2013. Brasília: INEP/MEC, 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório de Área: Educação Física (Licenciatura) ENADE 2014. Brasília: INEP/MEC, 2014.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório Síntese de Área: Educação Física ENADE 2016. Brasília: INEP/MEC, 2016.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório Síntese de Área: Educação Física (Licenciatura) ENADE 2017. Brasília: INEP/MEC, 2017.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório Síntese de Área: Educação Física (Bacharelado) ENADE 2019. Brasília: INEP/MEC, 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório Síntese de Área: Educação Física (Bacharelado/Licenciatura) ENADE 2021. Brasília: INEP/MEC, 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Caderno de prova de educação física do ENADE 2004: Brasília: INEP/MEC, 2004.
LIMA, Yara Morgana Lopes et al. Conhecimentos Relacionados à Saúde nas Provas de Licenciatura em Educação Física do ENADE. Conferência Internacional de Atividade Física e Promoção da Saúde na Escola, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313030750_Conhecimentos_Relacionados_a_Saude_nas_Provas_de_Licenciatura_em_Educacao_Fisica_do_ENADE . Acesso em: 26 jun. 2023.
MAGALHÃES, Raíssa da Silva et al. O conteúdo de anatomia humana na prova do enade para o bacharelado e licenciatura em educação física. Anais do V CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/73188 . Acesso em: 26/06/2023.
MAIA, Júlio César Apolinário; SACARDO, Michele Silva. A produção científica sobre as Diretrizes Curriculares para a Educação Física (DCNEF): determinações históricas e implicações para formação e intervenção profissional. Movimento, v. 26, n. 1, e26037, 2020. https://doi.org/10.22456/1982-8918.97618
MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; ROSEIRA, Ítalo Breno Rocha.; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Perfil socioeconômico e desempenho de estudantes de licenciatura em educação física no ENADE/BRASIL. Tendências pedagógicas, n. 35, p. 90-101, 2020. https://doi.org/10.15366/tp2020.35.008
RABELO, Iriadelia Soraya Ribeiro; MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; GOMES, Régia Carla Nogueira Torres. Perfil de desempenho dos estudantes de Educação Física na prova do Enade nas questões sobre Saúde da Criança e do Adolescente. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 2, e020008, 2020. https://doi.org/10.51281/impa.e020008
SANTOLIN, Cezar Barbosa; KAIZER, Cibele Denise. Educação Física e exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE): perfil das provas de 2004 a 2017. Motrivivência, v. 31, n. 59, p. 1–18, 2019. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57444
SOUSA, Maria Lília Imbiriba; SOARES, Lucas de Vasconcelos. Avaliação educacional ou política de resultados?. Educ. Form., v. 5, n. 3, p. 1-24, 2020. https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2951
THOMAS, Jerry; NELSON, Jack. Métodos de pesquisa em atividade física. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Motrivivência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).