O LEGADO EDUCATIVO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

Autores

  • Katia Rubio EEFE-USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p71

Resumo

  Quando no final do século XIX foi celebrada a primeira ediçãodos Jogos Olímpicos da Era Moderna e a cidade de Atenas acolheu a competição pouco se esperava de um evento que reunia algumas centenas de pessoas que praticavam esporte como atividade de tempo livre e sem nenhuma outra finalidade senão a competição em si mesma. Ao longo do século XX os Jogos Olímpicos se transformaram em um dos principais eventos culturais do planeta e sua organização demanda envolvimento direto do poder público e da iniciativa privada. De um sonho multicultural e multiétnico a um dos maiores negócios do planeta os Jogos Olímpicos, a maior realização do Comitê Olímpico Internacional, tornaram-se uma fonte inesgotável de reprodução de valores culturais e de projeção da dinâmica social. Este artigo propõe-se a discutir os valores olímpicos inicialmente apregoados, identificados em princípio como valores éticos universais, e a proposta de educação olímpica como forma de resgate desses valores e de reflexão sobre os rumos que o movimento como um todo toma em um mundo marcado pelas diferenças não apenas culturais, mas tambémeconômicas e sociais.

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Publicado

2010-10-13

Como Citar

Rubio, K. (2010). O LEGADO EDUCATIVO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS. Motrivivência, (32-33), 71–88. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p71

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPECIAL: 2007-2016 A Década dos Megaeventos Esportivos no Brasil

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