Base Nacional Comum Curricular para a área de linguagens e o componente curricular Educação Física

Autores

  • Anegleyce Teodoro Rodrigues Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. FEFD/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p32

Resumo

A intenção desse artigo é compartilhar com a comunidade acadêmica uma análise da versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do componente curricular Educação Física, realizada no mês de fevereiro de 2016. Tal análise foi elaborada em resposta à comissão de especialistas do MEC, que solicitou parecer crítico, no sentido de contribuir com a delimitação dos pressupostos teóricos e de organização curricular que referendaram a proposta inicial de Educação Física para o ensino fundamental e médio. Essa análise contextualizou inicialmente, a origem histórica da BNCC, em meio às políticas de avaliação da educação básica e suas possíveis influências para a formação de professores. Em seguida, apresentou alguns questionamentos em relação à estruturação dos conhecimentos e a formulação de objetivos tendo em vista a diversidade e as complexidades da prática pedagógica escolar na realidade brasileira.

 

Biografia do Autor

Anegleyce Teodoro Rodrigues, Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. FEFD/UFG

Doutora em Educação pelo PPGE/FE/UFG. Professora da FEFD/UFG e do Programa de Mestrado em Ensino em Educação Básica do CEPAE/UFG. Membro do Grupo de Estudos em Educação Física, Teoria social e Educação, Práksis/FEFD/UFG.

Goiânia, GO, Brasil.

e-mail: teodoro.fef@gmail.com e teodoro.fef@hotmail.com

End. Rua 252, qd. 33, n. 516, apto. 1702, St. Leste Universitário, CEP: 74603-240, Goiânia, GO.

Tel:(62) 8166-3291 (62) 3521-1141 (FEFD/UFG)

 

Referências

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

Rodrigues, A. T. (2016). Base Nacional Comum Curricular para a área de linguagens e o componente curricular Educação Física. Motrivivência, 28(48), 32–41. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p32

Edição

Seção

Seção Temática