Entre o lance e a chance: lógica interna numa final de badminton
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56349Resumo
Este estudo investigou a lógica interna do badminton ressaltando a importância de decifrar a complexidade das suas interações comunicativas para a educação física escolar. Foi analisada a final individual feminina das Olímpiadas Escolares (etapa 12-14 anos), realizada na cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa dos dados e procedimento de observação direta. Identificamos que as interações motrizes nesse jogo esportivo exigem muita rapidez nas tomadas de decisão e escolhas táticas eficientes, sob a pena de precipitações e antecipações da adversária. Evidenciamos que as interações de contracomunicação revelam estágio de concentração das jogadoras, capacidade de “leitura” de jogo, antecipação tática. Destarte, é um estudo que possibilita conhecimentos aplicáveis tanto no mundo do esporte de rendimento quanto na prática pedagógica escolar.
Referências
ABREU, Marco Aurélio Vasques de. Comparativo entre o “overhead e o “backhand alto” no badminton, em jovens jogadores. 2009. 39f. Monografia (Bacharelado em Educação Física). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRS, Porto Alegre, 2009.
ARAÚJO, Lígia Conceição de. Estudo da influência da iniciação do badminton centrado na tomada de consciência sobre o desenvolvimento psicomotor de jovens praticantes. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.
ARRUDA, Emerson Pereira Souza et al. O badminton nas aulas de Educação Física: um relato de experiência. Coleção Pesquisa em Educação Física. v.12, n.2, 2013.
BARTHES, Roland. Mitologias. SP: Difel, 1987.
CBBd – Confederação Brasileira de Badminton (2017). História do Badminton. Disponível em: http://www.badminton.org.br/historiadobadminton. Acesso em: 23 de novembro de 2017.
CBBd – Confederação Brasileira de Badminton (2017). As Regras. Disponível em:$ http://www.badminton.org.br/regras. Acesso em: 23 de novembro de 2017.
FERNANDES, Ricardo Jorge Correia. Dinâmica Decisional no Badminton: o acoplamento serviço-recepção nos atletas singulares homens de elite mundial. 2008. 219f. Dissertação (Mestrado em Educação Física e Desporto) Universidade da Madeira, Portugal, 2008.
GONÇALVES, Ricardo et al. A importância da tomada de consciência no jogo badminton. Fiep Bulletin, Foz do Iguaçu, v. 82, special edition, article I, 2012.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Planejamento curricular na educação física escolar: diálogos com a praxiologia motriz. In: RIBAS, J.F.M (Org.). Praxiologia motriz na América latina: aportes para a didática na educação física. Ijuí: Editora Unijuí, 2017.
LAVEGA, Pere. Classificação dos jogos, esportes e as práticas motrizes. In: RIBAS, João Francisco Magno.(Org). Jogos e Esportes: fundamentos e reflexões da praxiologia motriz. Santa Maria – RS: Editora UFSM, 2008.
LORENZI, Verlane Fabíola de. O Badminton nas aulas de Educação Física na Proposta Crítico- Superadora. 2011. 41f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar) Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2011.
LUCAS, Maria Luísa Spínola Fernandes. A Metodologia Observacional e Análise Sequencial no Estudo dos jogos Desportivos Colectivos uma Aplicação no Mini-Voleibol. 2007. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação Física e Desporto) Universidade da Madeira, Portugal, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
OLIVEIRA, Gil Teixeira; RIBAS, João Francisco Magno. Articulações da Praxiologia Motriz com a concepção crítico-emancipatória. Movimento, Porto Alegre, v.16, n.1, p.131-148, jan/março de 2010.
PARLEBAS, Pierre. Juegos, deporte y sociedade: léxico de praxiologia motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.
RAMOS, José Ricardo da Silva et al. ‘O Pique da Cachoeira’ E os Fundamentos da Praxiologia Em Um Ambiente Escolar Na Ilha Grande. In: RAMOS, José Ricardo da Silva et al. Praxiologia Motriz no Brasil: o discurso da ação motriz no Brasil. Niterói, RJ. L. A Erthal: Faculdades Integradas Maria Thereza, 2004.
RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia Motriz e Voleibol: elementos para o Trabalho pedagógico. 1. ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2014.
RIBAS, João Francisco Magno (Org). Jogos e Esportes: fundamentos e reflexões da praxiologia motriz. Santa Maria – RS: Editora UFSM, 2008.
RIBAS, João Francisco Magno. Copa do Mundo de Futebol: deu a lógica, Praxiológica. In:
RAMOS, José Ricardo da Silva et al. Praxiologia Motriz no Brasil: o discurso da ação motriz no Brasil. Niterói, RJ. L. A Erthal: Faculdades Integradas Maria Thereza, 2004.
RIBAS, João Francisco Magno . Contribuições da praxiologia motriz para a educação física escolar no ensino fundamental. 2002. 226f. Tese (Doutorado em Educação Motora) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
SARAVI, Jorge Ricardo et al. Praxiología motriz y educación física: estudiando la lógica interna de las prácticas físicas. In: RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia Motriz na América Latina: aportes para a didática na educação física. Ijuí: Unijuí, 2017, p. 33-48.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. 4.ed. SP: Cultrix, 1972.
SOARES, Leys Eduardo Santos; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando; RIBAS, João Francisco Magno. Comunicação Motriz nos Jogos Populares: uma análise praxiológica. Movimento. Porto Alegre, v. 18, n. 03, p. 159-182, jul/set de 2012.
SOUSA-CRUZ, Rodrigo Wanderley de et al. Jogo tradicional e esportivo: para além de suas relações dicotômicas. In: GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Movimento humano: incursões na educação e na cultura. Appris: Curitiba, 2017.
SOUSA-CRUZ, Rodrigo Wanderley de; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando; RIBAS, João Francisco Magno. Jogo tradicional-popular e aprendizagem: uma análise teórica das comunicações dos jogadores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.16, n.244, p.683-701, set/dez , 2015.
STEFANELLI, Maria Lúcia. Badminton, um esporte com um potencial de incrementação da aderência, da e do adolescente, ao programa de educação física no ensino médio: boa prática em promoção da saúde e estratégias inovadoras. Pensar a Prática, Goiânia, v.17, n.4, out/dez, 2014.
ZANI, Gustavo Henrique Prevatto. A prática do badminton e os efeitos sobre as habilidades cognitivas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. 48f. Faculdade de Educação Física – Unicamp, Campinas, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).