Sobre dinossauros, carteiras e pássaros-lira: do lúdico na vida ao lúdico na escola

Autores

  • Giovanina Gomes de Freitas Olivier
  • Nelson Carvalho Marcellino

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste artigo, buscaremos estabelecer um diagnóstico sobre a situação atual da Escola. Observa-se que, apesar das diversas propostas pedagógicas existentes, a instituição escolar no Brasil permanece acrítica quanto à sua função ideológica de manutenção do status quo. Enfatizamos a importância do aspecto revolucionário da educação, através da capacidade criativa gerada pelas contradições do próprio universo escolar. Sugerimos que a Educação Física tem um papel fundamental neste processo. Nossa proposta baseia-se na “pedagogia da animação” de N. C. Marcellino e na “pedagogia marxista da alegria” de G. Snyders.

Biografia do Autor

Giovanina Gomes de Freitas Olivier

Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Nelson Carvalho Marcellino

Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Downloads

Publicado

1996-01-01

Como Citar

Olivier, G. G. de F., & Marcellino, N. C. (1996). Sobre dinossauros, carteiras e pássaros-lira: do lúdico na vida ao lúdico na escola. Motrivivência, (9), 118–135. https://doi.org/10.5007/%x