Proposta Curricular para a Educação Física: uma experiência a partir da formação continuada

Autores/as

  • Marina Ferreira de Souza Antunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Gislene Alves do Amaral Universidade Federal de Uberlândia
  • Angela Rodrigues Luiz Professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p143

Resumen

A atualização da prática pedagógica da Educação Física deve avançar na construção de novos argumentos que justifiquem sua presença na escola em função dos saberes escolares que lhe são específicos, constituindo-lhe uma identidade que não a subordine a outros componentes. Por se tratar de um movimento enraizado na formação continuada, este artigo apresenta uma proposta de organização curricular que expressa a busca permanente de atualização dos processos de ensino por parte do coletivo de professores e professoras envolvidos; dentro de uma perspectiva de formação humana que supere a lógica instrumentalizada com que este componente curricular tem sido tradicionalmente tratado.

Biografía del autor/a

Marina Ferreira de Souza Antunes, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Uberlândia; mestre em Educação (área de concentração Educação Escolar)

Gislene Alves do Amaral, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Uberlândia; mestre em Educação: currículo, pela PUC/SP.

Angela Rodrigues Luiz, Professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia

Professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, mestre em Educação.

Publicado

2010-07-09

Cómo citar

Antunes, M. F. de S., Amaral, G. A. do, & Luiz, A. R. (2010). Proposta Curricular para a Educação Física: uma experiência a partir da formação continuada. Motrivivência, 20(31), 143–162. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p143