Proposta Curricular para a Educação Física: uma experiência a partir da formação continuada

Autores

  • Marina Ferreira de Souza Antunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Gislene Alves do Amaral Universidade Federal de Uberlândia
  • Angela Rodrigues Luiz Professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p143

Resumo

A atualização da prática pedagógica da Educação Física deve avançar na construção de novos argumentos que justifiquem sua presença na escola em função dos saberes escolares que lhe são específicos, constituindo-lhe uma identidade que não a subordine a outros componentes. Por se tratar de um movimento enraizado na formação continuada, este artigo apresenta uma proposta de organização curricular que expressa a busca permanente de atualização dos processos de ensino por parte do coletivo de professores e professoras envolvidos; dentro de uma perspectiva de formação humana que supere a lógica instrumentalizada com que este componente curricular tem sido tradicionalmente tratado.

Biografia do Autor

Marina Ferreira de Souza Antunes, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Uberlândia; mestre em Educação (área de concentração Educação Escolar)

Gislene Alves do Amaral, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Uberlândia; mestre em Educação: currículo, pela PUC/SP.

Angela Rodrigues Luiz, Professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia

Professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, mestre em Educação.

Downloads

Publicado

2010-07-09

Como Citar

Antunes, M. F. de S., Amaral, G. A. do, & Luiz, A. R. (2010). Proposta Curricular para a Educação Física: uma experiência a partir da formação continuada. Motrivivência, 20(31), 143–162. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p143