A educação somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade e tecnologia interna

Autores

  • Debora Pereira Bolsanello Universidade de Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p306

Resumo

A Educação Somática é um campo teórico-prático composto de diferentes métodos cujo eixo de atuação é o movimento do corpo como via de transformação de desequilíbrios mecânico, fisiológico, neurológico, cognitivo e/ou afetivo de uma pessoa. Apresentamos três conceitos que delineam a identidade do campo da Educação Somática e caracterizam suas propostas em aula: descondicionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. Visa-se a auto-investigação do movimento do corpo através de técnicas de desenvolvimento da propriocepção; o aprendizado de novas maneiras de mover-se que previnam lesões e o uso intencional dos mecanismos de autoregulação.

 

 

 

Biografia do Autor

Debora Pereira Bolsanello, Universidade de Porto, Portugal

Mestre em dança pela

Université du Québec à Montréal (Quebec, Canadá), fundadora de MOVIMENTO: Centro de Formação e Pesquisa em Educação Somática; bacharelado em Antropologia pela Université de Montreal e membro do CERAP ( Centre d’Étude et de Recherche Appliquée en Psychopédagogie Perceptive, Universidade de Porto, Portugal. Contato: deborabolsanello@gmail.com

 

 

 

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

Pereira Bolsanello, D. (2011). A educação somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade e tecnologia interna. Motrivivência, (36), 306–322. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p306