Na relação entre eugenia e “Educação Physica”: a construção das noções eugênicas de beleza

Autores

  • André Luiz dos Santos Silva Centro Universitário Metodista do Sul - IPA Universidade Feevale, Rio Grande do Sul
  • Denise Bolsan Berlese Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p49

Resumo

Este estudo discute o processo de construção de uma sensibilidade para a beleza eugênica atrelada à Educação Physica. Para isso, buscamos em “A cura da Fealdade”, obra eugenista datada de 1923 e escrita por Renato Kehl, um capítulo intitulado “Saúde, Beleza, Robustez e a Educação Physica”. Nessas páginas, encontramos um condensado de imagens e textos que perpassam a ciência e o mito. Identificamos diversos elementos capazes de auxiliar em um processo de educação das noções de corpo. Percebemos subsídios que possibilitam a construção de uma sensibilidade acerca das atividades físicas e sua relação com o ideal eugênico de beleza.

Biografia do Autor

André Luiz dos Santos Silva, Centro Universitário Metodista do Sul - IPA Universidade Feevale, Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.  Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e Pedagogia na Universidade Feevale. Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no Centro Universitário Metodista do Sul - IPA. Porto Alegre / RS - Brasil. 

Denise Bolsan Berlese, Feevale

Doutora em Diversidade e Inclusão Social - Feevale.

Novo Hamburgo / RS - Brasil.

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Silva, A. L. dos S., & Berlese, D. B. (2018). Na relação entre eugenia e “Educação Physica”: a construção das noções eugênicas de beleza. Motrivivência, 30(56), 49–61. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p49

Edição

Seção

Artigos Originais