O circo na educação infantil: vivências e representações artísticas

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e60124

Resumo

O circo sempre fez parte do mundo infantil, despertando magia, alegria e sonhos. Este estudo analisou representações e apropriações das crianças sobre o circo, a partir de seus próprios desenhos, elaborados numa proposta de atividades circenses. Consistiu num estudo de caso, com 21 crianças de uma escola de Educação Infantil, com idade entre 4 a 5 anos. Observou-se que antes da proposta a estrutura externa do circo, a lona, foi o elemento mais representado pelas crianças, sugerindo este fato, que embora algumas crianças nunca tivessem presenciado um espetáculo de circo, conheciam sua estrutura física que em algum momento lhes foi apresentada. Após 12 sessões da proposta pedagógica, a lona do circo deixou de ser o elemento mais representado, surgindo protagonistas, como o malabarista e o mágico. Ficou evidenciado que vivências corporais e o diálogo permitiram ressignificar o circo na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Hugo Cavalcante Vasques, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) e Grupo de Estudos em Educação Física no Desenvolvimento Infantil (GEEFIDI) da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física. Participa de projetos científicos desenvolvidos na Educação Infantil especificamente na temática "interdisciplinaridade".

Giovanna Sayuri Garbelini Ota, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, mestranda em Educação Física na área de 'Educação Física e Sociedade' na mesma instituição. Participa do Grupo de Estudos em Educação Física no Desenvolvimento Infantil (GEEFIDI) e desenvolve projetos com enfasê na Educação Infantil e Interdisciplinaridade.

Ademir De Marco, Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Possui Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1979) e Formação de Psicólogo pela mesma instituição em 1980. Especialização em Neuroanatomia e Órgãos Sensoriais pelo IB/Unicamp/CNPq em 1985, Mestrado em Anatomia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e Doutorado em Anatomia/Neuroanatomia Humana pelo ICB da Universidade de São Paulo (1990). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia/Neuroanatomia, atuando principalmente nos seguintes temas; neuropsicologia, mecanismos neurais da aprendizagem com ênfase ao desenvolvimento infantil na área da Educação Física. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com objetivos de investigar a importância do movimento humano em seus vários aspectos e contextos, estabelecendo interrelações com o desenvolvimento integral da criança. É coordenador do GEEFIDI - Grupo de Estudos de Educação Física no Desenvolvimento Infantil - desde 2007 - vinculado ao Departamento de Educação Física e Humanidades e Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET/ FEF/UNICAMP - desde 2010.

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Cavalcante Vasques, H., Garbelini Ota, G. S., & De Marco, A. (2019). O circo na educação infantil: vivências e representações artísticas. Motrivivência, 31(60), 01–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e60124

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