Avaliação da orientação motivacional de metas na modalidade do futebol

Autores

  • Vinicius Barroso Hirota Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP Docente do Curso de Educação Física
  • Ademir De Marco UNICAMP - Faculdade de Educação Física
  • Carlos Eduardo Lopes Verardi UNESP - Baurú
  • Reginaldo de Moura Gomes Associação Esporte Solidário - SP
  • Elias De França Universidade Presbiteriana MAckenzie

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n40p67

Palavras-chave:

Futebol, Motivação, Orientação de Metas

Resumo

 

 

O presente trabalho objetivou avaliar e comparar a orientação motivacional de meta para tarefa e ego de alunos pertencentes a dois ambientes esportivos distintos de futebol, uma Escola de Esporte Privada e uma Organização Não Governamental (ONG), ambos localizados na Cidade de Osasco - SP. Através de uma pesquisa descritiva aplicamos a escala TEOSQ, a uma amostra de 196 sujeitos de ambos os sexos de idade entre 7 e 17 anos (média 11,16+2,09) e os dados foram tratados com o calculo do Coeficiente Alfa, média, desvio padrão, mediana e comparadas as médias com o teste de Mann Whitney. Os resultados mostraram estabilidade no instrumento com Alfa de 0,78 para tarefa e 0,68 de ego na escola de esporte com média de 4,28 de tarefa e 2,40 de ego, já a ONG o Alfa de tarefa foi 0,60 e 0,74 de ego com média de tarefa de 4,40 e ego 2,75. Concluímos a tendência de orientação para tarefa com alunos predispostos a se superarem constantemente, e a fidedignidade do instrumento

Biografia do Autor

Vinicius Barroso Hirota, Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP Docente do Curso de Educação Física

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Educação Física de Santo André (2000), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2001), especialização em educação motora e psicopedagogia e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Curso de Educação Física e Faculdade Nossa Cidade - Curso de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em desenvolvimento humano, desenvolvimento motor; psicologia do esporte e Futebol.

Ademir De Marco, UNICAMP - Faculdade de Educação Física

Possui Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1979) e Formação de Psicólogo pela mesma instituição em 1980. Especialização em Neuroanatomia e Órgãos Sensoriais pelo IB/Unicamp/CNPq em 1985, Mestrado em Anatomia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e Doutorado em Anatomia/Neuroanatomia Humana pelo ICB da Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professor Associado e Pesquisador da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia, atuando principalmente nos seguintes temas; neuroanatomia, neuropsicologia, mecanismos neurais da aprendizagem com ênfase ao desenvolvimento infantil na área da Educação Física. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com objetivos de investigar a importância do movimento, nos seus mais variados tipos e contextos e em suas inter-relações com o desenvolvimento integral da criança. Pesquisa ainda, as questões relacionadas com o crescimento, desenvolvimento e as interrelações com as capacidades físicas e habilidades motoras no contexto escolar. É coordenador do GEEFIDI - Grupo de Estudos de Educação Física no Desenvolvimento Infantil - Departamento de Educação Física e Humanidades e Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET/ FEF/UNICAMP.

Carlos Eduardo Lopes Verardi, UNESP - Baurú

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004) e Doutorado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP em Ciências da Saúde (2008). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências, Departamento de Educação Físca da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Bauru. Pós-Doutorado em andamento na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP no Departamento de Epidemiologia e Saúde Coletiva. Pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa em Psicologia e Saúde e Shobukan da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP. Tem experiência na área de Educação Física e Ensino Superior.

Reginaldo de Moura Gomes, Associação Esporte Solidário - SP

Bacharel em Educação Física pela Universidade Presbiteriana MackenzieProfessor do Projeto Social Associação Esporte Solidário” - SP

Elias De França, Universidade Presbiteriana MAckenzie

Estudante do Curso de Educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie/ Bolsista CNPQ - Ciências sem Fronteiras

Downloads

Publicado

2013-07-03