Formação inicial do professor de Educação Física: produções acadêmicas entre 2005 – 2014

Autores

  • Willer Soares Maffei Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru (UNESP)
  • Carlos Eduardo Lopes Verardi Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru (UNESP)
  • Dalton Müller Pessôa Filho Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p146

Resumo

Esta pesquisa está estruturada a partir da investigação de 51 produções científicas publicadas nos principais bancos de teses/dissertações e artigos científicos que abordam a formação de professores de Educação Física no período entre 2005-2014. Foi proposto verificar quais aspectos da formação de professores têm se apresentado como foco das pesquisas nesse período destacando o conhecimento trazido nas produções que retratam especificamente a formação docente. Para análise da literatura encontrada foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011). Destaca-se uma parca produção a respeito do tema. Os argumentos apresentados sinalizam o descompasso entre o conhecimento específico e a didática; relação teoria/prática fragmentada, problemática, confusa, portadora de conflitos e antagonismos; disciplinas pedagógicas com pouca frequência e inseridas tardiamente nos cursos, circunstâncias que desencadeiam certa fragilidade na formação. As produções enfatizam prioritariamente o ensino, muito embora, esteja previsto para os cursos superiores a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


Biografia do Autor

Willer Soares Maffei, Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru (UNESP)

Willer Soares Maffei, prof. Assistente Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Bauru/SP.

Carlos Eduardo Lopes Verardi, Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru (UNESP)

Carlos Eduardo Lopes Verardi, prof. Assistente Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Bauru/SP.

Dalton Müller Pessôa Filho, Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru (UNESP)

Dalton Müller Pessôa Filho, prof. Assistente Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Bauru/SP.

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Publicado

2016-11-28

Como Citar

Maffei, W. S., Verardi, C. E. L., & Pessôa Filho, D. M. (2016). Formação inicial do professor de Educação Física: produções acadêmicas entre 2005 – 2014. Motrivivência, 28(49), 146–163. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p146

Edição

Seção

Artigos Originais