Evaluation of motivational goals orientation in soccer

Authors

  • Vinicius Barroso Hirota Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP Docente do Curso de Educação Física
  • Ademir De Marco UNICAMP - Faculdade de Educação Física
  • Carlos Eduardo Lopes Verardi UNESP - Baurú
  • Reginaldo de Moura Gomes Associação Esporte Solidário - SP
  • Elias De França Universidade Presbiteriana MAckenzie

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n40p67

Abstract

This study aimed to evaluate and compare the motivational goals orientation of taskand ego for students belonging to two distinct environments sports football, a PrivateSchool of Sport and Non-Governmental Organization (ONG), both located in the city ofOsasco - SP. Through a descriptive research we applied a scale TEOSQ to a sample of196 subjects of both sexes aged between 7 and 17 years (mean 11.16 +2.09) and thedata were treated with the calculation of Alpha´s coefficient, mean, standard deviation,median, and the averages compared with the Mann-Whitney test. The results showedstability in the instrument with alpha of 0.78 and 0.68 for the task of self in school´ssport with an average of 4.28 of task and 2.40 of ego, since the ONG´s Alpha taskwas 0.74 and 0.60 of Alpha´s ego with an average of task and ego of 4.40 and 2.75respectively. We conclude the tendency for task-oriented with students predisposed toovereat constantly, and reliability of the instrument.

Author Biographies

Vinicius Barroso Hirota, Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP Docente do Curso de Educação Física

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Educação Física de Santo André (2000), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2001), especialização em educação motora e psicopedagogia e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Curso de Educação Física e Faculdade Nossa Cidade - Curso de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em desenvolvimento humano, desenvolvimento motor; psicologia do esporte e Futebol.

Ademir De Marco, UNICAMP - Faculdade de Educação Física

Possui Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1979) e Formação de Psicólogo pela mesma instituição em 1980. Especialização em Neuroanatomia e Órgãos Sensoriais pelo IB/Unicamp/CNPq em 1985, Mestrado em Anatomia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e Doutorado em Anatomia/Neuroanatomia Humana pelo ICB da Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professor Associado e Pesquisador da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia, atuando principalmente nos seguintes temas; neuroanatomia, neuropsicologia, mecanismos neurais da aprendizagem com ênfase ao desenvolvimento infantil na área da Educação Física. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com objetivos de investigar a importância do movimento, nos seus mais variados tipos e contextos e em suas inter-relações com o desenvolvimento integral da criança. Pesquisa ainda, as questões relacionadas com o crescimento, desenvolvimento e as interrelações com as capacidades físicas e habilidades motoras no contexto escolar. É coordenador do GEEFIDI - Grupo de Estudos de Educação Física no Desenvolvimento Infantil - Departamento de Educação Física e Humanidades e Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET/ FEF/UNICAMP.

Carlos Eduardo Lopes Verardi, UNESP - Baurú

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004) e Doutorado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP em Ciências da Saúde (2008). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências, Departamento de Educação Físca da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Bauru. Pós-Doutorado em andamento na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP no Departamento de Epidemiologia e Saúde Coletiva. Pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa em Psicologia e Saúde e Shobukan da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP. Tem experiência na área de Educação Física e Ensino Superior.

Reginaldo de Moura Gomes, Associação Esporte Solidário - SP

Bacharel em Educação Física pela Universidade Presbiteriana MackenzieProfessor do Projeto Social Associação Esporte Solidário” - SP

Elias De França, Universidade Presbiteriana MAckenzie

Estudante do Curso de Educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie/ Bolsista CNPQ - Ciências sem Fronteiras

Published

2013-07-03

How to Cite

Hirota, V. B., De Marco, A., Verardi, C. E. L., Gomes, R. de M., & De França, E. (2013). Evaluation of motivational goals orientation in soccer. Motrivivência, (40), 67–79. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n40p67