Educação Física (des)seriada e a oportunidade de equidade na motivação de meninos e meninas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86025

Palavras-chave:

Ensino médio, Educação física, Teoria da autodeterminação, (Des)seriação

Resumo

Este estudo objetivou identificar a motivação de meninos e meninas às aulas de Educação Física do ensino médio, considerando a proposta diferenciada de organização das turmas, denominada (Des)seriação. Analisou-se, por meio dos testes estatísticos descritivos e de comparação de grupos (Mann-Whitney), 1071 instrumentos preenchidos de 2012 a 2018. Observou-se que, na maioria dos anos pesquisados, os valores atribuídos às variáveis Motivação Intrínseca e as dimensões das Necessidades Psicológicas Básicas não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre os sexos. Concluiu-se que a proposta (des)seriada na Educação Física do ensino médio pode ser uma potente ferramenta de motivação para incentivar a equidade de oportunidades nesse ambiente.

Biografia do Autor

Carla da Conceição Lettnin, Colégio de Aplicação da UFRGS

Profa. de Educação Física do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - CAp/UFRGS; Dra. em Educação/PUCRS e Mestre em Teoria e Prática pedagógica em Educação Física/UFSC; Líder do grupo de pesquisa Educação e Saúde- CNPq.

Priscila Lima Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais/UFRGS, Bolsista de iniciação científica do CNPq, Membro do grupo de pesquisa Educação e Saúde.

Luciana Neves Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Estatística da UFRGS e do PPG em Ensino de Matemática da UFRGS, Doutora em Epidemiologia/UFRGS, Mestre em Epidemiologia/UFPel.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

da Conceição Lettnin, C., Lima Batista, P., & Neves Nunes, L. (2022). Educação Física (des)seriada e a oportunidade de equidade na motivação de meninos e meninas. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86025

Edição

Seção

Artigos Originais