A influência do tipo de jogo online, interações e fatores de risco para cyberbullying em adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e108367

Palavras-chave:

Internet, Cyberbullying, Adolescentes

Resumo

Este estudo investigou o uso da internet, preferências por jogos eletrônicos e o envolvimento com o cyberbullying entre adolescentes, considerando as diferenças entre os sexos. Os dados foram coletados com 37 estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública em Minas Gerais, Brasil. Os principais temas abordados incluíram tempo online, estilo de jogo, interações virtuais e experiências com cyberbullying. Os resultados mostraram que 91,9% não foram vítimas, embora 59,5% já tivessem presenciado essas situações. As meninas relataram menos vitimização direta e maior impacto emocional. Ambos os sexos reconheceram comportamentos agressivos online, como linguagem ofensiva e exclusão intencional. As causas mais citadas foram anonimato, competitividade e falta de monitoramento. As estratégias de prevenção sugeridas incluíram educação, campanhas de conscientização, penalidades mais severas e ferramentas de moderação. Os achados destacam a importância de políticas e intervenções psicossociais voltadas à redução do cyberbullying entre jovens.

Biografia do Autor

Isabela Carolina de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Educação Física.

Lidiane Aparecida Fernandes, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Ciências do Esporte

Siomara Aparecida Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorado em Ciências do Movimento Humano/UFRGS. Professora do Depto de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto

Ronaldo Angelo Dias Silva, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado em Ciências do Esporte

Bruno Ocelli Ungheri, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorado em Estudos do Lazer

Professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto

Referências

ANDERSON, Craig A; DILL, K. E. Video games and aggressive thoughts, feelings, and behavior in the laboratory and in life. Journal of Personality and Social Psychology, v. 78, n. 4, p. 772-790, 2000. doi: https://doi.org/10.1037//O022-3514.78.4.772.

BALDRY, Anna Costanza.; FARRINGTON, David. P; SORRENTINO, Anna. Am I at risk of cyberbullying? A narrative review and conceptual framework for research on risk of cyberbullying and cybervictimization: the risk and needs assessment approach. Aggression and Violent Behavior, v. 23, p. 36-51, 2015. doi: https://doi.org/10.1016/j.avb.2015.05.014

BARRINGTON, Genicelle; FERGUSON, Christopher. Stress and violence in video games: their influence on aggression. Trends in Psychology, v. 30, p. 497-512, 2022. doi: https://doi.org/10.1007/s43076-022-00141-2

BIERNACKI, Patrick; WALDORF, Dan. Snowball sampling: problems and techniques of chain referral sampling. Sociological Methods & Research, v. 10, n. 2, p. 141-163, 1981. doi: https://doi.org/10.1177/004912418101000205.

DILL, Karen E; DILL, Jody. C. Video game violence: a review of the empirical literature. Aggression and Violent Behavior, v. 3, n. 4, p. 407-428, 1998. doi: https://doi.org/10.1016/S1359-1789(97)00001-3

GOHAL, Gihan; ALQASSIM, Abdullah; ELTYEB, Elsadig. Prevalence and related risks of cyberbullying and its effects on adolescent. BMC Psychiatry, v. 23, p. 39, 2023. doi: https://doi.org/10.1186/s12888-023-04542-0

GREITEMEYER, Tobias. The contagious impact of playing violent video games on aggression: longitudinal evidence. Aggressive Behavior, v. 45, p. 635-642, 2019. doi: https://doi.org/10.1002/ab.21857

JENARO, Cristina; FLORES, Noelia; FRÍAS, Chintia Patricia. Systematic review of empirical studies on cyberbullying in adults: what we know and what we should investigate. Aggression and Violent Behavior, v. 38, p. 113-122, 2018. doi: https://doi.org/10.1016/j.avb.2017.12.003

KÜHN, Simone; KUGLER, Dimitrij Tycho; SCHMALEN, Katharina; WEICHENBERGER, Markus; WITT, Charlotte.; GALLINAT, Jurgen. Does playing violent video games cause aggression? A longitudinal intervention study. Molecular Psychiatry, v. 24, p. 1220-1234, 2019. doi: https://doi.org/10.1038/s41380-018-0031-7

MALTA, Deborah Carvalho. et al. Cyberbullying entre escolares brasileiros: dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2019. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, e19572023, 2024. Disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/cyberbullying-entre-escolares-brasileiros-dados-da-pesquisa-nacional-de-saude-do-escolar-2019/19224?id=19224

NEUMAYER, Franziska; JANTZER, Vanessa; LERCH, Stefan; RESCH, Franz; KAESS, Michael. Traditional bullying and cyberbullying victimization independently predict changes in problematic internet gaming in a longitudinal sample. Journal of Adolescent Health, v. 73, p. 288-295, 2023. doi: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2023.03.013

NIXON, Charisse . L. Current perspectives: the impact of cyberbullying on adolescent health. Adolescent Health, Medicine and Therapeutics, v. 5, p. 143-158, 2014. doi: https://doi.org/10.2147/AHMT.S36456

PEEBLES, Erin. Cyberbullying: hiding behind the screen. Paediatrics & Child Health, v. 19, n. 10, p. 527-528, 2014. doi: https://doi.org/10.1093/pch/19.10.527

PRZYBYLSKI, Andrew; WEINSTEIN, Netta. Violent video game engagement is not associated with adolescents’ aggressive behaviour: evidence from a registered report. Royal Society Open Science, v. 6, article 171474, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1098/rsos.171474

RIGBY, Ken; SMITH, Peter. Is school bullying really on the rise? Social Psychology of Education, v. 14, p. 441-455, 2011. doi:https://doi.org/10.1007/s11218-011-9158-y

RODKIN, Philip; ESPELAGE, Dorothy; HANISH, Laura. A relational framework for understanding bullying: developmental antecedents and outcomes. American Psychologist, v. 70, n. 4, p. 311-321, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0038658

SWEARER, Susan; HYMEL, Shelley. Understanding the psychology of bullying: moving toward a social-ecological diathesis–stress model. American Psychologist, v. 70, n. 4, p. 344-353, 2015. doi: https://doi.org/10.1037/a0038929

SWEARER, Susan; WANG, Cixin; MAAG, John; SIEBECKER, Amanda; FRERICHS, Lynae. Understanding the bullying dynamic among students in special and general education. Journal of School Psychology, v. 50, p. 503-520, 2012. doi: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2012.04.001

VISMARA, Matteo; GIRONE, Nicolaja; CONTI, Dario; NICOLINI, Gregoria; DELL’OSSO, Bernardo. The current status of cyberbullying research: a short review of the literature. Current Opinion in Behavioral Sciences, v. 46, n. 101152, 2022. doi: https://doi.org/10.1016/j.cobeha.2022.101152.

WONG, Randy Yee Man; CHEUNG, Christy, XIAO, Bo. Does Gender Matter in Cyberbullying Perpetration? An Empirical Investigation. Computers in Human Behavior, v. 79, 2017. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.10.022.

Downloads

Publicado

2025-12-02

Como Citar

OLIVEIRA, Isabela Carolina de; FERNANDES, Lidiane Aparecida; SILVA, Siomara Aparecida; SILVA, Ronaldo Angelo Dias; UNGHERI, Bruno Ocelli. A influência do tipo de jogo online, interações e fatores de risco para cyberbullying em adolescentes. Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e108367. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/108367. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais