A influência do tipo de jogo online, interações e fatores de risco para cyberbullying em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e108367Palavras-chave:
Internet, Cyberbullying, AdolescentesResumo
Este estudo investigou o uso da internet, preferências por jogos eletrônicos e o envolvimento com o cyberbullying entre adolescentes, considerando as diferenças entre os sexos. Os dados foram coletados com 37 estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública em Minas Gerais, Brasil. Os principais temas abordados incluíram tempo online, estilo de jogo, interações virtuais e experiências com cyberbullying. Os resultados mostraram que 91,9% não foram vítimas, embora 59,5% já tivessem presenciado essas situações. As meninas relataram menos vitimização direta e maior impacto emocional. Ambos os sexos reconheceram comportamentos agressivos online, como linguagem ofensiva e exclusão intencional. As causas mais citadas foram anonimato, competitividade e falta de monitoramento. As estratégias de prevenção sugeridas incluíram educação, campanhas de conscientização, penalidades mais severas e ferramentas de moderação. Os achados destacam a importância de políticas e intervenções psicossociais voltadas à redução do cyberbullying entre jovens.
Referências
ANDERSON, Craig A; DILL, K. E. Video games and aggressive thoughts, feelings, and behavior in the laboratory and in life. Journal of Personality and Social Psychology, v. 78, n. 4, p. 772-790, 2000. doi: https://doi.org/10.1037//O022-3514.78.4.772.
BALDRY, Anna Costanza.; FARRINGTON, David. P; SORRENTINO, Anna. Am I at risk of cyberbullying? A narrative review and conceptual framework for research on risk of cyberbullying and cybervictimization: the risk and needs assessment approach. Aggression and Violent Behavior, v. 23, p. 36-51, 2015. doi: https://doi.org/10.1016/j.avb.2015.05.014
BARRINGTON, Genicelle; FERGUSON, Christopher. Stress and violence in video games: their influence on aggression. Trends in Psychology, v. 30, p. 497-512, 2022. doi: https://doi.org/10.1007/s43076-022-00141-2
BIERNACKI, Patrick; WALDORF, Dan. Snowball sampling: problems and techniques of chain referral sampling. Sociological Methods & Research, v. 10, n. 2, p. 141-163, 1981. doi: https://doi.org/10.1177/004912418101000205.
DILL, Karen E; DILL, Jody. C. Video game violence: a review of the empirical literature. Aggression and Violent Behavior, v. 3, n. 4, p. 407-428, 1998. doi: https://doi.org/10.1016/S1359-1789(97)00001-3
GOHAL, Gihan; ALQASSIM, Abdullah; ELTYEB, Elsadig. Prevalence and related risks of cyberbullying and its effects on adolescent. BMC Psychiatry, v. 23, p. 39, 2023. doi: https://doi.org/10.1186/s12888-023-04542-0
GREITEMEYER, Tobias. The contagious impact of playing violent video games on aggression: longitudinal evidence. Aggressive Behavior, v. 45, p. 635-642, 2019. doi: https://doi.org/10.1002/ab.21857
JENARO, Cristina; FLORES, Noelia; FRÍAS, Chintia Patricia. Systematic review of empirical studies on cyberbullying in adults: what we know and what we should investigate. Aggression and Violent Behavior, v. 38, p. 113-122, 2018. doi: https://doi.org/10.1016/j.avb.2017.12.003
KÜHN, Simone; KUGLER, Dimitrij Tycho; SCHMALEN, Katharina; WEICHENBERGER, Markus; WITT, Charlotte.; GALLINAT, Jurgen. Does playing violent video games cause aggression? A longitudinal intervention study. Molecular Psychiatry, v. 24, p. 1220-1234, 2019. doi: https://doi.org/10.1038/s41380-018-0031-7
MALTA, Deborah Carvalho. et al. Cyberbullying entre escolares brasileiros: dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2019. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, e19572023, 2024. Disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/cyberbullying-entre-escolares-brasileiros-dados-da-pesquisa-nacional-de-saude-do-escolar-2019/19224?id=19224
NEUMAYER, Franziska; JANTZER, Vanessa; LERCH, Stefan; RESCH, Franz; KAESS, Michael. Traditional bullying and cyberbullying victimization independently predict changes in problematic internet gaming in a longitudinal sample. Journal of Adolescent Health, v. 73, p. 288-295, 2023. doi: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2023.03.013
NIXON, Charisse . L. Current perspectives: the impact of cyberbullying on adolescent health. Adolescent Health, Medicine and Therapeutics, v. 5, p. 143-158, 2014. doi: https://doi.org/10.2147/AHMT.S36456
PEEBLES, Erin. Cyberbullying: hiding behind the screen. Paediatrics & Child Health, v. 19, n. 10, p. 527-528, 2014. doi: https://doi.org/10.1093/pch/19.10.527
PRZYBYLSKI, Andrew; WEINSTEIN, Netta. Violent video game engagement is not associated with adolescents’ aggressive behaviour: evidence from a registered report. Royal Society Open Science, v. 6, article 171474, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1098/rsos.171474
RIGBY, Ken; SMITH, Peter. Is school bullying really on the rise? Social Psychology of Education, v. 14, p. 441-455, 2011. doi:https://doi.org/10.1007/s11218-011-9158-y
RODKIN, Philip; ESPELAGE, Dorothy; HANISH, Laura. A relational framework for understanding bullying: developmental antecedents and outcomes. American Psychologist, v. 70, n. 4, p. 311-321, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0038658
SWEARER, Susan; HYMEL, Shelley. Understanding the psychology of bullying: moving toward a social-ecological diathesis–stress model. American Psychologist, v. 70, n. 4, p. 344-353, 2015. doi: https://doi.org/10.1037/a0038929
SWEARER, Susan; WANG, Cixin; MAAG, John; SIEBECKER, Amanda; FRERICHS, Lynae. Understanding the bullying dynamic among students in special and general education. Journal of School Psychology, v. 50, p. 503-520, 2012. doi: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2012.04.001
VISMARA, Matteo; GIRONE, Nicolaja; CONTI, Dario; NICOLINI, Gregoria; DELL’OSSO, Bernardo. The current status of cyberbullying research: a short review of the literature. Current Opinion in Behavioral Sciences, v. 46, n. 101152, 2022. doi: https://doi.org/10.1016/j.cobeha.2022.101152.
WONG, Randy Yee Man; CHEUNG, Christy, XIAO, Bo. Does Gender Matter in Cyberbullying Perpetration? An Empirical Investigation. Computers in Human Behavior, v. 79, 2017. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.10.022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).
